Conheça o júri do Jornalismo Impresso desta 26ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

logo RCN

Ultimas :

18/07/2025 19:29
Reconhecimento

Conheça o júri do Jornalismo Impresso desta 26ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Por Rita Lombardi

 Publicado 18/07/2025 18:08  – Atualizado 18/07/2025 19:29

  • Aurélio Espíndola (Fotos: Arquivo pessoal)

O Prêmio Adjori/SC de Jornalismo registra, nesta 26ª edição, cerca de 280 trabalhos inscritos, com avaliação muito positiva pela equipe de jurados. São quatro diferentes comissões julgadoras, integradas por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação, responsáveis pela definição dos Melhores do Ano no Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Publicidade & Propaganda e Área Acadêmica.

Jornalismo Impresso
A categoria Jornalismo Impresso, que deu origem ao concurso, é tradicionalmente a mais concorrida. São avaliadas e premiadas oito diferentes áreas da produção jornalística: Apresentação Gráfica, Coluna, Crônica, Editorial, Fotografia, Projeto Especial (Caderno Temático; Série de Reportagens ou Série de Entrevistas), Reportagem Livre e Reportagem Pautada. Ao todo, foram inscritos 134 trabalhos jornalísticos no segmento impresso nesta 26ª edição do prêmio.

Confira quem escolheu as melhores produções jornalísticas do ano no meio impresso

Ana Scholler
Jornalista formada pela Unisul, pós-graduanda em Gestão de Marca e Reputação pela PUC-RS. Durante a pandemia de Covid-19, atuou como assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, coordenando a comunicação institucional em um dos períodos mais desafiadores da saúde pública. Atualmente, é coordenadora de comunicação da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM).

Antonio Carlos Mafalda
Repórter, fotojornalista e empresário. Iniciou no jornalismo em 1969 e atuou por 15 anos em Zero Hora, onde também foi correspondente da RBS na Europa (1980–1982), ao lado da repórter Imara Stallbaum. Colaborou com Veja, Senhor, Placar e Folha de S.Paulo. Em Florianópolis, foi editor de fotografia do Diário Catarinense, liderando a implantação da fotografia colorida no jornal, e de O Estado. Fundou em 2001 a Mafalda Press, agência de fotografia e editora de livros-reportagem. Atuou em três gestões na Secretaria de Comunicação do Governo de SC. Cobriu quatro Copas do Mundo, campeonatos sul-americanos e brasileiros de futebol, além de viagens da Seleção Brasileira por Europa, África e Oriente Médio. Foi fotógrafo contratado da Marlboro para coberturas com Ayrton Senna. Também cobriu a Guerra Irã-Iraque, ditaduras e revoluções na América Latina e duas visitas do papa João Paulo II ao Brasil. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (1984), sendo o primeiro fotojornalista premiado, e diversas premiações da ARI ao lado de Imara Stallbaum.

Aurélio Espíndola
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Estudos de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como repórter e editor em diversos veículos de comunicação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com destaque para a RBS TV, onde trabalhou por 20 anos, exercendo as funções de repórter, editor e editor-chefe nos telejornais Jornal do Almoço, Bom Dia Santa Catarina e RBS Notícias. Atualmente, é gestor de Comunicação e Marketing do CRECI-SC.

Elmar Meurer
Jornalista com pós-graduação em Gestão da Comunicação e Governança Corporativa. Atuou em veículos como O Estado, A Notícia e Gazeta Mercantil. Atualmente, é gerente de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Fabrício Correia
Assessor de Comunicação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Santa Catarina. Tem 19 anos de experiência em rádio e televisão, com atuação como apresentador e repórter. Também atua como mestre de cerimônias em eventos públicos e corporativos.

Fernando Bond
Com 50 anos de carreira, atuou como produtor, editor e diretor de jornalismo da TV Globo por 12 anos, incluindo a editoria do Bom Dia Brasil. Trabalhou também na Record, SBT e no Jornal do Brasil. Desde 2010, dedica-se à comunicação corporativa com a Bond Comunicação, desenvolvendo estratégias de marketing, gestão de crise e relacionamento com a mídia. Especialista em comunicação para o setor de turismo, foi assessor do ex-ministro Vinicius Lummertz (2018), presidente da Embratur (2015–2018) e secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (2019–2022). Atualmente, é assessor de comunicação do Grupo Habitasul, coordenador de comunicação do movimento Floripa Sustentável e diretor de comunicação do projeto Ela Investe, liderado por Cláudia Rosa.

Gabriela Botelho Mager
Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi secretária adjunta de Estado da Comunicação de Santa Catarina (SECOM/SC) e gerente de Tecnologia e Inovação da FAPESC. Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie, é mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e doutora em Design pela PUC-Rio. Desde 2000, leciona no curso de Design da UDESC e nos programas de pós-graduação em Design (CEART) e Administração Profissional (ESAG). Já exerceu os cargos de diretora de Ensino, diretora-geral do Centro de Artes e pró-reitora de Ensino de Graduação da UDESC.

Imara Stallbaum
Jornalista, escritora e professora. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela UFRGS (1974) e mestre em Mídia e Conhecimento pela Engenharia de Produção da UFSC (2005). Atuou em veículos como Folha da Manhã (Porto Alegre), Zero Hora (repórter especial e correspondente na Europa), Jornal da Tarde (SP), O Globo (RJ), Diário Catarinense e O Estado (Florianópolis). É cofundadora da agência Mafalda Press, onde produziu mais de dez livros-reportagem em parceria com o fotógrafo Antonio Carlos Mafalda, o mais recente, Conexão SC, viabilizado via Lei Rouanet. Foi professora de Redação e Reportagem nos cursos de Jornalismo da Unisul,  Estácio de Sá e IELUSC.

João Cavallazzi
Jornalista e bacharel em Direito, com 30 anos de experiência. Atuou como repórter nos jornais Folha de Coqueiros e Diário Catarinense, além de integrar a equipe fundadora do portal ClicRBS em 2000. Trabalhou como assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Florianópolis, Assembleia Legislativa de SC e Senado Federal. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis e, posteriormente, do Estado de Santa Catarina nos dois últimos anos do governo Carlos Moisés. Atualmente, é diretor de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).

Larissa Linhares
Empresária, jornalista, mentora e CEO da LL/Comunicação, agência que atende empresas no Brasil, Europa e Estados Unidos. É especialista em Gestão de Marcas e possui MBA em Marketing, Gestão Cultural, Comunicação Pública e Empresarial. Com 28 anos de carreira, atua nas áreas de jornalismo, marketing, comunicação e associativismo em Santa Catarina.

Lúcia Helena Vieira
Jornalista pela UFSC, sócia da Casa da Imagem Comunicação. Atuou em jornais como Diário Catarinense e O Globo, além de órgãos públicos como ALESC, TJSC e Governo do Estado. Foi Diretora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em seis gestões; assessora de imprensa do Tribunal de Justiça, da Casa Civil do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores de Florianópolis, além de Diretora de Imprensa na Secretaria de Comunicação do governo do Estado. Foi presidente da Associação Brasileira das TVs e Rádios Legislativas (ASTRAL) e é vice-presidente da Associação Catarinense de Imprensa. Foi professora convidada da ENA Brasil – Escola de Administração do governo do Estado, onde ministrou a cadeira de Marketing Institucional em cursos de pós-graduação É vice-presidente da ACI, autora de livros e especialista em crises e imagem institucional.

Luciano Patrício Souza de Castro
Professor associado do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Design e Expressão Gráfica. Possui ampla experiência docente e profissional em Design Gráfico, com ênfase em design editorial, identidade visual, programação visual e produção gráfica.

Marco Aurélio Gomes
Jornalista com passagens pelo Diário Catarinense, RBS TV e CBN Diário. Atuou em comunicação institucional em entidades como FECAM, Governo do Estado, FCDL/SC e atualmente coordena a Comunicação da ACAERT. Coautor de livros e responsável pelo Memorial ACAERT.

Marcos Bedin
Jornalista e administrador, é diretor da MB Comunicação desde 1996. Com formação em diversas áreas e atuação em assessoria de imprensa pública e sindical, criou o Encontro da Imprensa Catarinense e é vice-presidente da ACI.

Marília Matos Gonçalves
Doutora em Engenharia de Produção, é coordenadora e professora do curso de Design da UFSC. Tem pós-doutorado na Universidade Europeia (Portugal) e trajetória focada em educação e design.

Paulo Scarduelli
Jornalista e mestre em Comunicação pela USP. Com 40 anos de carreira, atuou na imprensa, na docência e fundou a Scarduelli Comunicação. É autor de livros e responsável por projetos como a Mostra de Cinema Infantil e a comunicação da Camerata Florianópolis.

Rogério Martorano
Joaquinense, jornalista aposentado, é considerado uma lenda viva do jornalismo brasileiro. Trabalhou por 20 anos na revista O Cruzeiro, de Assis Chateaubriand, o maior complexo jornalístico da América Latina na época, onde começou como "foca" e tornou-se repórter e braço direito de Chatô. Destacou-se com reportagens sobre São Joaquim e a neve na Serra, além de séries emblemáticas como “O Natal de Minha Infância”, “Quando Eles Eram Crianças” e “Os Solteirões Famosos”, com um pauteiro de luxo: Davi Nasser. Conviveu com nomes como Armando Nogueira, Raquel de Queiroz e Jean Manzon. Ganhou a confiança de personalidades como Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, e foi reconhecido com medalhas militares e o título de cidadão carioca. Escreveu por uma década para a Gazeta do Povo (PR) e colaborou com diversos veículos nacionais. Em 1978, assinou a última reportagem publicada na O Cruzeiro, uma entrevista exclusiva com Fryderica Michailiszm, ex-namorada de Hitler, matéria de grande repercussão internacional.

Sara Caprario
Jornalista e especialista em Estudos de Jornalismo e Mídia. Atua com assessoria institucional pela SC Content, tem passagens pela TV, revistas e jornais. Premiada pela ABF e Fiesc de Jornalismo.

Silvia Chioca
Jornalista com foco em assessoria empresarial. Atua com clientes como Facisc, AEMFLO, CDL e TRE-SC. Tem experiência em diversas áreas, como saúde, ensino, beleza, jurídico e turismo. Pós-graduada em Jornalismo Empreendedor.

Silvia Pinter Pereira
Jornalista e advogada, com forte atuação em comunicação pública. Desde 2007 no MPSC, é atualmente Coordenadora de Comunicação. Atuou como repórter em várias cidades de SC e foi correspondente em Brasília.

Abaixo, foto de cada um dos membros da comissão, em ordem alfabética

Solenidade de Premiação
A noite de revelação e entrega de troféus e menções honrosas a finalistas e vencedores será realizada no dia 30 de agosto, no Favorita Golden Hotel, em São José, município da Grande Florianópolis.

A solenidade de premiação integra a programação do 51º Congresso Estadual da Adjori/SC. São esperados cerca de 250 convidados do meio político, empresarial e acadêmico, das áreas de Marketing e Comunicação, incluindo grande número de membros da Comissão Julgadora, que serão recepcionados pela diretoria da Adjori/SC a partir das 19 horas.

Patrocínios e Apoios
O 51º Congresso Estadual da Adjori/SC e a 26ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo têm o patrocínio das seguintes empresas e instituições: SEBRAE/SC, CREA/SC, FIESC, SCGÁS, BRDE, AEGEA Palhoça, SINDEJOR, Favorita Hotéis e Governo de Santa Catarina.

 

 

  • Marco Aurélio Gomes (Arquivo pessoal)

  • Luciano Patrício de Souza Castro (Arquivo pessoal)

  • Fernando Arzua Bond (Arquivo pessoal)

  • Imara Saulbaum (Arquivo pessoal)

Deixe seu comentário

Mais lidas