O Prêmio Adjori/SC de Jornalismo introduziu, em 2010,  a categoria Área Acadêmica, abrindo a participação no concurso para produções textuais com temas relacionados à Comunicação, defendidas por acadêmicos ligados — ou não — a jornais associados.

Nesta 26ª edição, ampliando o escopo dos temas de graduação, as 28 produções acadêmicas, de seis diferentes instituições de ensino universitário, estão concorrendo à premiação. Catorze membros da comissão julgadora  - Professores, Mestres, Doutores -  foram responsáveis pela avaliação dos 28 trabalhos acadêmicos inscritos. Confira quem escolheu a melhor peça acadêmica do ano, e os finalistas da premiação, lembrando que nenhum deles avaliou materiais de acadêmicos ligados ás suas respectivas instituições de ensino. Todos merecem os mais sinceros agradecimentos pela valiosa contribuição.

Gustavo Paulo Zonta
Jornalista, doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PPGJOR), com foco em Tecnologias, Linguagens e Inovação. Graduado e especialista em Fotografia pela Univali. Atua como professor de Jornalismo na Univali (desde 2014) e editor do jornal-laboratório Cobaia. Tem experiência em edição, fotojornalismo, jornalismo esportivo e editoração gráfica.

Heloisa Juncklaus Preis Moraes
Jornalista, mestre e doutora em Comunicação Social pela PUC-RS. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Bolsista de Pesquisa do Instituto Ânima. Líder do Grupo de Pesquisas Imaginário e Cotidiano e integrante da Rede Internacional de Pesquisas JIM - Jornalismo, Imaginário e Memória. Desenvolve pesquisas e orientações no campo do imaginário social e imagens simbólicas.

Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira
Jornalista e administrador, com pós-graduação em Ensino Superior em Comunicação e em Publicidade e Propaganda. Atua no jornalismo desde 1972, com passagens por jornal e rádio. Professor da Unochapecó desde 1999, leciona disciplinas como Texto Jornalístico, Edição e Ética. Desde 1989, também atua em assessoria de comunicação institucional e empresarial.

Ildo Francisco Golfetto
Jornalista, designer gráfico, pesquisador e professor doutor do Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor das disciplinas de Projeto de Design Editorial, Fotografia Processo Criativo e Marketing Pessoal e Portfólio Profissional na Faculdade Energia. Coordenou o curso de Graduação de Design nessa instituição de ensino.

Leonardo Cristiano Gieseler
Professor e doutorando em Educação pela FURB, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Leciona Matemática em inglês no programa International Baccalaureate da Dual International School. Pesquisa letramentos acadêmicos e o enfrentamento à desinformação sob a perspectiva sociocultural.

Heloisa Juncklaus Preis Moraes
Jornalista, mestre e doutora em Comunicação Social pela PUC-RS. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Bolsista do Instituto Ânima, lidera o grupo de pesquisa Imaginário e Cotidiano e integra a Rede JIM – Jornalismo, Imaginário e Memória, com foco em imaginário social e imagens simbólicas.

Maria Elisa Máximo
Antropóloga, doutora pela UFSC, com estágio doutoral na Université de Montréal e pós-doutorado na UFRGS. Atualmente é pós-doutoranda na Udesc com bolsa CAPES e Secretária Regional da SBPC/SC (2023–2025). Pesquisa sociabilidades na interface com tecnologias da informação e comunicação.

Marli Vitali
Jornalista e doutora em Jornalismo pela UFSC. Coordena o curso de Jornalismo da Unisatc, em Criciúma. Tem experiência em jornais da região Sul e em assessoria de comunicação.

Paulo Ivo Koehntopp
Biólogo, com doutorado em Ciências Humanas, mestrado em Biotecnologia e especialização em Aquicultura, todos pela UFSC. Foi reitor da Univille (2005–2012), pró-reitor de Graduação (2001–2004) e presidente da ACAFE (2008–2010). Atualmente é Secretário Executivo da ACAFE e professor titular da Univille, atuando nos cursos de Biologia, Geografia e Engenharia Ambiental.
Tem experiência em Biologia Geral, com ênfase em mudanças climáticas globais, biotecnologia, biorremediação e fermentação. Seus principais temas de pesquisa envolvem impacto climático, biodegradação, vitamina B12 e doenças respiratórias. Realizou formação em Gestão e Liderança Universitária pela OUI (IGLU – México/Canadá) e, desde 2021, é membro titular do Conselho Consultivo da Organização Universitária Interamericana.

Raquel Wandelli Loth
Jornalista, escritora e professora universitária. Graduada em Jornalismo pela UFSC (1985), é mestre (2000) e doutora (2014) em Literatura pela mesma universidade, com estágios de pesquisa na Université de Paris 3 e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França). É autora de livros e ensaios na área de literatura, cultura, novas tecnologias e filosofia da arte, com destaque para Leituras do Hipertexto (2004) e Existe, logo escreve (2017).
Servidora concursada do Governo Federal, atuou na Comunicação Social do MEC, da Secretaria de Estado da Educação e da EdUFSC. Foi professora titular na Unisul (2000–2020), onde coordenou projetos voltados à comunicação comunitária e extensão com povos e grupos sociais.
Pesquisadora dos grupos “Artes e Mestiçagens Poéticas” (UFSC) e E-LABORE(si) (UNESP), integra a Rede de Pesquisadores em Narrativas Midiáticas (SBPJor). Colabora com publicações acadêmicas e literárias e teve textos selecionados e premiados em diversos concursos nacionais. Foi eleita para a cadeira 26 da Academia de Letras de Palhoça.

Regina Zandomênico
Jornalista graduada pela UFSC, mestre em Mídia e Conhecimento e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com ênfase em Mídia. Integra o grupo de pesquisa MídiaCon (UFSC). É coordenadora e professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Estácio/SC. Atuou em telejornalismo, radiojornalismo, sites jornalísticos e em assessoria de comunicação para instituições públicas e privadas.

Sandro Lauri Galarça
Jornalista pela PUC-RS e doutor em Teoria Literária pela UFSC. Professor efetivo do curso de Jornalismo da FURB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Vice-coordenador do grupo de pesquisa Edumídia (CNPq/FURB). Atuou em diversos veículos da imprensa catarinense entre 2004 e 2022.

Silvia Spagnol Simi dos Santos
Doutora em Administração, mestre em Ciências da Linguagem e especialista em Comunicação, Marketing e Novas Mídias. Graduada em Publicidade e Propaganda, é professora da Unoesc desde 2001 e da Unoesc Virtual desde 2020. Coordena o setor de Marketing da Unoesc e lidera o grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Atua nas áreas de estratégia, marketing, branding, semiótica e produção gráfica.

Vanessa Balestrin
Head de Pós-Graduação da Unoesc. Especialista em Inteligência Artificial para Educação (2025), Marketing (Unoesc, 2024), e Marketing de Conteúdo pela USP (2022). Certificada em Marketing Digital pelo Google, IAB e The Open University (2022). Mestre em Educação (Unoesc, 2014) e graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Unoesc, 2011).
Professora no campus Joaçaba da Unoesc, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul (GEPES Sul) e a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES), ambas vinculadas à Unicamp. Participa da Rede GIEPES e contribui para a Revista Internacional de Educação Superior (RIESup).