-
Novembro Azul: Santa Catarina reforça a importância do cuidado integral à saúde do homem (Fotos: SECOM)
Santa Catarina intensifica ações do Novembro Azul, priorizando exames e orientações para o cuidado integral à saúde masculina e enfrentamento do câncer de próstata.
Com a chegada de novembro, Santa Catarina abraça o movimento Novembro Azul, reforçando o cuidado integral à saúde masculina. O tema ganha destaque neste ano com o envolvimento de hospitais estaduais em ações do 40º Congresso Brasileiro de Urologia, consolidando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para garantir melhores resultados no tratamento, principalmente do câncer de próstata.
Entendendo a importância do autocuidado masculino
Ainda é comum que grande parte dos homens adie consultas e exames por motivos culturais, temor ou falta de acesso à informação. Isso contribui para que doenças — como câncer de próstata, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão — sejam descobertas tardiamente, diminuindo as chances de cura e de qualidade de vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens brasileiros, estimando-se mais de 71 mil novos casos em 2025. Em Santa Catarina, só entre janeiro e outubro deste ano foram registrados 538 óbitos pela doença, número que pode superar os anos anteriores, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Leia também: Santa Catarina lidera inovação em Inteligência Artificial para saúde pública
“O mês de novembro é dedicado para fortalecermos as ações e conscientizar os homens para que cuidem de sua saúde e realizem exames periódicos. O câncer de próstata é o mais incidente na população masculina do país, mas se for diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores. Por isso, orientamos os homens a procurarem o atendimento correto”, reforça Diogo Demarchi Silva, secretário estadual da Saúde de SC.
Sinais de atenção e exames preventivos
Nos primeiros estágios, o câncer de próstata costuma não apresentar sintomas. Quando eles surgem, podem incluir dificuldade para urinar, sangue na urina ou sêmen, dor na região pélvica ou nas costas e disfunção erétil. Por isso, profissionais de saúde recomendam que homens fiquem atentos a qualquer anormalidade e busquem avaliação médica o quanto antes, destacando a importância dos exames regulares, como o PSA e a ultrassonografia.
Mais informações detalhadas podem ser consultadas na Cartilha da Saúde do Homem, divulgada pelo governo estadual e disponível online para todos os interessados.
Ações práticas durante o Novembro Azul em SC
Durante o mês de novembro, diversas unidades públicas promovem atividades de conscientização, educação e oferta de exames preventivos em todo o estado. Como parte do 40º Congresso Brasileiro de Urologia, hospitais como o HGCR, Cepon e Multi Hospital estão realizando cirurgias minimamente invasivas, procedimentos diagnósticos e atendimentos gratuitos pelo SUS, ampliando o acesso ao cuidado especializado. Também há iniciativas voltadas para adolescentes — como o Novembrinho Azul —, integrando pais, jovens e equipes médicas em debates e cuidados sobre saúde urológica.
Leia também: Pré-eclâmpsia: atenção aos sinais e dicas essenciais para proteger mãe e bebê durante a gestação
No dia 13/11, está programado um encontro virtual sobre o cuidado integral à saúde do homem e do adolescente, abordando temas como prevenção da violência, promoção da paz e seus reflexos no cotidiano masculino. A programação busca quebrar tabus e engajar mais homens para que priorizem sua saúde, fortalecendo redes de apoio e informação.
Por que o cuidado não deve ser adiável?
Se por um lado existe resistência, por outro a estatística demonstra a urgência de mudar esse comportamento. Pergunta-se: o que ainda impede tantos homens de buscar atendimento precoce? Será o medo dos resultados ou a falta de campanhas que falem diretamente com eles sobre questões além do câncer? O Outubro Rosa já mostrou que engajamento salva vidas. Quando o assunto é saúde masculina, quebrar o silêncio pode ser o primeiro passo para uma vida mais longa e saudável.
Tags
- Ações
- atendimento
- autocuidado masculino
- Azul
- brasil
- congresso brasileiro de urologia
- Cuidados
- Novembro Azul
Deixe seu comentário