A solenidade foi presidida pelo deputado Mário Motta (PSD), proponente da homenagem

O deputado Mário Motta e as oito homenageadas da noite desta segunda-feira (6)
Oito mulheres consideradas referências para Santa Catarina foram homenageadas pela Assembleia Legislativa (Alesc) na noite desta segunda-feira (6), em sessão especial realizada no Plenário Deputado Osni Régis. A solenidade foi presidida pelo deputado Mário Motta (PSD), proponente da homenagem.

“Este momento vai muito além de uma simples formalidade. É um ato de reconhecimento, valorização e inspiração”, afirmou o parlamentar. “É a sociedade catarinense, por meio de seu Parlamento, dizendo em alto e bom som: ‘obrigado a vocês por nos guiar, obrigado por abrirem caminhos para outras mulheres e outros homens’.”

Durante a sessão, Mário Motta citou uma a uma as homenageadas e destacou suas trajetórias. “A solução para os desafios sociais passa pelo reconhecimento pleno do potencial feminino. Por isso, a homenagem de hoje não é simbólica, é estratégica. É o futuro sendo construído diante de nós”, completou.

Todas as homenageadas ocuparam a tribuna e agradeceram pelo reconhecimento. Elas também ressaltaram a importância da presença feminina em todos os campos da sociedade.

Entre as mulheres reconhecidas pela Alesc estão a vice-governadora Marilisa Boehm (PL), primeira delegada mulher de Joinville e responsável pela criação da Delegacia da Mulher, e a procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Cavallazzi, primeira mulher a chefiar o Ministério Público Estadual (MPSC).

“Minha luta é pelas mulheres, contra a violência, pela igualdade, dignidade e respeito. Penso nas mulheres que vieram antes de nós, que abriram caminho com coragem, mesmo diante de tantas portas fechadas”, declarou a vice-governadora. “Essa homenagem pertence a todas as mulheres que acreditam ser possível transformar o lugar onde vivem.”

Atual secretária-geral da Alesc, a ex-deputada estadual Marlene Fengler — primeira mulher a chefiar o Gabinete da Presidência da Assembleia — também destacou a importância da participação feminina na política.

“Ser mulher na política não é fácil, é um espaço majoritariamente masculino. Mas, acima de tudo, devemos celebrar o fato de que mais mulheres querem estar na política, e de que cada vez mais homens estimulam essa participação”, afirmou. “Todas nós podemos e devemos fazer a nossa parte.”

Homenageadas:

Marilisa Boehm – vice-governadora de Santa Catarina
Vanessa Cavallazzi – procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina
Tenente-coronel Clarissa Dias Soares – comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar de Florianópolis
Marlene Fengler – deputada estadual (2019-2023) e secretária-geral da Alesc
Alice Kuerten – presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK)
Valdeonira dos Anjos – professora e primeira mestra em Artes e Ofícios reconhecida pela Federação Catarinense de Cultura (FCC)
Laine Valgas – jornalista e apresentadora de TV
Vanessa Tobias – empresária, mentora e palestrante

 

Leia mais: 

Projeto de Altair Silva define piso salarial para motoristas de ambulância em SC

Proposta de mudança na Lei Maria da Penha em tramitação na Câmara dos Deputados pune falsas acusações

Deputado Junior Cardoso apresenta projeto para reinserção de idosos no mercado de trabalho

Tags

  • Homenagem
  • mulheres