Publicação ilustrada explica de forma leve e didática como o Estado arrecadou e aplicou recursos públicos em 2024

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) lançou a nova edição do Balanço Cidadão do Estado, uma publicação que traduz a prestação de contas do Governo de Santa Catarina em linguagem acessível, leve e ilustrada. O material apresenta de maneira descomplicada como os recursos públicos foram arrecadados e aplicados em 2024, aproximando a população — especialmente os jovens — da gestão financeira estadual.

Elaborado anualmente pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), o Balanço Cidadão utiliza personagens e narrativas educativas para tornar o tema mais envolvente. Nesta edição, a história se passa em uma escola, onde o personagem Pedrinho e seus colegas aprendem sobre orçamento, receitas e despesas públicas com o professor Caduceu.

Veja também: Sine oferece 8.857 vagas de emprego em Santa Catarina

Educação financeira e transparência pública

De acordo com a auditora de finanças Vera Lúcia Hawerroth Santana, diretora da DCIF, o objetivo da publicação é promover transparência e fortalecer a cidadania.

“Com uma linguagem acessível, o Balanço Cidadão aproxima os jovens e a sociedade das contas públicas, permitindo que os catarinenses compreendam como os recursos são administrados. Ao entender os dados, o cidadão também auxilia na fiscalização do que é aplicado pelo Estado”, destacou.

A auditora Rosangela Della Vechia, gerente de Prestação de Contas do Governo, complementa que a iniciativa é uma política de gestão responsável.

“Desde 2017, o Balanço Cidadão é elaborado pensando na população, traduzindo a prestação de contas governamental de forma simples e envolvente”, afirmou.

Conteúdo interativo e aprendizado

O Balanço Cidadão 2024 traz uma sessão de jogos temáticos e um glossário cidadão, que explica termos técnicos do universo das finanças públicas. O material também aborda o funcionamento da estrutura administrativa do Estado, a arrecadação de tributos e a aplicação dos recursos em áreas essenciais como Saúde, Educação e Segurança.

Neste ano, todas as escolas públicas estaduais receberão exemplares impressos da publicação, com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pelas finanças públicas. Instituições que desejarem desenvolver atividades com a cartilha podem entrar em contato com a Gerência de Prestação de Contas do Governo pelo e-mail [email protected].


 

 

  Siga-nos no Google notícias  

 
  Google News

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • balanço cidadão
  • Cidadania
  • educação fiscal
  • Escolas Estaduais
  • finanças públicas
  • governo de sc
  • Prestação de Contas
  • Santa Catarina
  • Secretaria da Fazenda
  • tranparência