O desempenho registrado nos últimos 12 meses pelo IBGE é muito acima da média nacional, que foi de 4,3%

Os reflexos de uma temporada de verão aquecida continuam aparecendo nos dados de desempenho do setor turístico em Santa Catarina. De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE nesta semana, o estado registrou o maior crescimento do país nos últimos 12 meses: um expressivo aumento de 11%, muito acima da média nacional, que foi de 4,3%.
Na comparação entre fevereiro de 2025 e o mesmo mês do ano anterior, o desempenho é ainda mais impressionante, com alta de 13,7%.
Para o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, esse resultado é reflexo direto de um verão com praias lotadas e forte presença de turistas estrangeiros — especialmente argentinos. Segundo ele, o câmbio favorável atraiu visitantes com maior poder aquisitivo, o que impactou positivamente a economia local.
“Esse é um resultado que nos deixa muito satisfeitos. O setor de turismo vive um excelente momento, como também apontou a pesquisa da Fecomércio sobre o verão no litoral. Tivemos um perfil diferente de turista nesta temporada: visitantes um pouco mais velhos e com maior poder de compra. Isso se refletiu claramente nos dados de crescimento divulgados pelo IBGE”, afirmou Dagnoni.

SERVIÇOS EM ALTA
Além do turismo, o setor de serviços como um todo também apresentou resultados positivos em fevereiro. Na série com ajuste sazonal, o crescimento foi de 2,1% em relação ao mês anterior — o quarto melhor desempenho do país, atrás apenas do Distrito Federal (9,2%), Pernambuco (2,9%) e Goiás (2,2%). O índice catarinense ficou acima da média nacional, que foi de 0,8%. Na comparação com fevereiro de 2024, o avanço foi de 5,3%, também superior ao crescimento de 4,2% registrado no país.

 

 EDIÇÃO 831