-
. (Fotos: ASCOM)
Com isso, Lages passa a integrar o seleto grupo de cidades brasileiras certificadas pela Iniciativa Angels, ao lado de Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC) e Curitiba (PR)
O município de Lages recebeu esta semana o certificado Cidade Angels, reconhecimento internacional para a excelência no atendimento a pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para ser certificada, a cidade precisa alcançar padrões de alto nível no atendimento pré-hospitalar (APH), no tratamento hospitalar e em ações educativas em escolas e comunidades para identificar rapidamente os sintomas e buscar ajuda médica.
Com isso, Lages passa a integrar o seleto grupo de cidades brasileiras certificadas pela Iniciativa Angels, ao lado de Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC) e Curitiba (PR).
A Unidade de Suporte Avançado (USA) de Lages contribuiu com essa premiação e recebeu, na mesma cerimônia, a certificação internacional EMS ANGELS, reconhecimento destinado a unidades de APH que alcançam alto padrão no atendimento a esses pacientes.
A auditoria externa trimestral avalia tempos de resposta, condução do paciente e transporte seguro até o hospital de referência, critérios decisivos para a recuperação após um AVC.
“Este reconhecimento reforça o papel estratégico do SAMU na linha de cuidado ao AVC e evidencia o compromisso permanente com a qualidade no atendimento pré-hospitalar”, afirma a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira.
Para o coordenador médico da USA/SAMU no Planalto Serrano, Dr. Ricardo Gargioni, a premiação valoriza o trabalho diário das equipes: “Nossa equipe segue padrões internacionais, prestando um bom serviço à comunidade e garantindo que o paciente chegue bem ao hospital”.
A solenidade de entrega ocorreu na terça-feira (3), no CDL de Lages, reunindo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, a prefeita Carmem Zanotto, os gerentes administrativo e médico do SAMU, Vagner Vicheli dos Anjos e Dr. Bruno Abdala Cândido Lopes, respectivamente, além dos coordenadores médico e operacional da USA de Lages, Dr. Ricardo Gargioni e Felipe Moreira da Silva.
No terceiro trimestre de 2025, foram registradas 35 premiações Angels Awards Pré-Hospitalar no Brasil. Em Santa Catarina, o SAMU de Lages foi a única unidade de APH a receber a certificação.
Tags
- Acidente Vascular Cerebral
- AVC
- Certificação internacional
- Certificado
- Cidade Angels
- Iniciativa angels
- Referência
Deixe seu comentário