Abrir novos horizontes sempre foi a missão do Projeto Olhar Amigo, que completa 10 anos e oito edições em 2025. A iniciativa oferece atendimento oftalmológico gratuito a educandos do Instituto Guga Kuerten (IGK) e, ao longo dessa trajetória, já alcançou 1.392 jovens e distribuiu 701 óculos sem custo. Para celebrar essa marca, parceiros, profissionais da saúde e estudantes atendidos se reuniram no Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) na noite desta segunda-feira (17).

“Eu já sabia que tinha problema de visão, mas tinha vergonha de falar. Agora, com meus novos óculos, estou muito feliz porque consigo enxergar tudo com nitidez”, afirmou Kairo de Moura Pereira de Oliveira, de 14 anos.

A edição de 2025 teve início em agosto e foi mais um sucesso. Com a triagem de 232 educandos dos núcleos de Palhoça, Biguaçu e do bairro Itacorubi, em Florianópolis. Após essa etapa, 111 estudantes passaram por consultas oftalmológicas realizadas pelos médicos do HOF. Entre eles, 40 apresentaram necessidade de correção visual. As crianças escolheram armações oferecidas pelas Óticas Carol e receberam óculos completos, com lentes fornecidas pela Repro Essilor Luxottica. Outros seis seguem em exames complementares.

Kairo também conta que se alegrou em poder ter tempo e diversas opções para escolher sua nova armação. “Sem pressa alguma, pude escolher uma armação que combina comigo e descobri que meu óculos antigo, além de quebrado, estava com o grau desatualizado. Depois da consulta no HOF, recebi a receita certinha e ganhei a oportunidade de usar um óculos novinho”, disse.

A cerimônia celebrou os resultados e o impacto do projeto, refletido tanto nos números quanto nas histórias transformadas. O médico oftalmologista e diretor clínico do HOF, Dr. Ernani Garcia, falou da alegria em participar desde o início deste projeto. “Poder ajudar nesses 10 anos crianças e adolescentes que muitas vezes não têm condições de adquirir um óculos ou realizar uma consulta é muito gratificante. O HOF está sempre motivado em abraçar essa iniciativa e doar nosso conhecimento para ajudar o próximo”, comentou.

Em seguida, a Dra. Claudia Nascimento reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento das crianças. “Um projeto desse porte faz toda a diferença. Fico muito feliz em receber essas crianças no consultório, sabendo que elas podem sair daqui com mais qualidade de vida, mais conforto para estudar e uma nova forma de perceber o dia a dia. É uma satisfação poder contribuir para isso”.

Também participaram o franqueado master das Óticas Carol, Jorge Pizzolatti; o diretor executivo da Essilor Luxottica, Francisco Bremm; e o diretor comercial da Repro, Cristiano Régis, representantes das empresas que tornam o projeto possível.

Durante o evento, o jovem Eric Regis Doll, de 15 anos, compartilhou sua experiência. “Agora estou conseguindo estudar e fazer minhas atividades muito melhor, porque estou enxergando bem. Foi muito importante para mim. Eu e minha família ficamos muito felizes por eu ganhar meu óculos”.

“Me alegra muito ver essa parceria acontecendo e sou grata às empresas que abraçaram esse projeto para ajudar nossos jovens. O IGK tem como missão melhorar a vida deles e fazê-los protagonistas. Espero que essa parceria siga por muitos anos, transformando cada vez mais histórias”, afirmou a presidente do IGK, Alice Kuerten. Criado em 2015, o Projeto Olhar Amigo nasceu da união de empresas do setor, que se organizaram para atender crianças com dificuldades de visão e melhorar seu desempenho escolar.

As ações foram suspensas em 2020 e 2021 devido à pandemia, mas foram retomadas nos anos seguintes, mantendo o compromisso de garantir às crianças o direito de enxergar e aprender com mais clareza, conforto e saúde.

 

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • óculos
  • Parceria
  • Visão