-
. (Fotos: Divulgação)
A doença ocorre principalmente em homens acima dos 50 anos, sendo que cerca de 75% dos casos se concentram em indivíduos com 65 anos ou mais
O mês de novembro é um convite à reflexão sobre a saúde do homem. O Novembro Azul tem como principal objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A doença ocorre principalmente em homens acima dos 50 anos, sendo que cerca de 75% dos casos se concentram em indivíduos com 65 anos ou mais. O Inca estima que aproximadamente 65 mil novos casos sejam diagnosticados por ano no Brasil. Hábitos de vida que ajudam a prevenir câncer de próstata são o consumo frequente de frutas, verduras e legumes, a prática regular de atividades físicas, a manutenção de peso saudável e evitar o excesso de suplementos de cálcio.
Como os sintomas geralmente aparecem apenas em estágios mais avançados, o acompanhamento médico regular é essencial para a detecção precoce e o tratamento eficaz. Alguns sinais de alerta merecem atenção, entre eles dificuldade para urinar, demora em começar ou terminar o esvaziamento da bexiga, diminuição da força do jato, aumento da frequência urinária durante o dia ou à noite, ou a presença de sangue na urina ou na ejaculação. Esses sintomas podem indicar alterações na próstata e devem ser avaliados por um profissional de saúde.
Por isso, homens a partir dos 45 anos devem realizar consultas médicas anualmente. Aqueles com histórico familiar da doença devem iniciar o acompanhamento médico aos 40 anos, especialmente quando os familiares envolvidos tiverem sido o pai ou os irmãos, ou quando múltiplos familiares tiverem tido câncer (incluindo tios ou avós).
De acordo com o médico de família da Tempo Med, Dr. César Titton, cuidar da saúde deve ser um compromisso permanente. “O Novembro Azul não é apenas sobre o câncer de próstata, mas sobre o hábito de se cuidar. Consultas regulares, exames preventivos bem indicados e conversas francas sobre a saúde fazem toda a diferença na qualidade e na expectativa de vida,” destaca o médico.
O movimento também busca ampliar o olhar sobre a saúde integral do homem, estimulando o reconhecimento e o tratamento de outras condições que afetam o bem-estar masculino, como diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol elevado, transtornos mentais, uso nocivo de substâncias, infeccções sexualmente transmissíveis, disfunção erétil e queda da potência sexual.
A Tempo Med Plano de Saúde reforça seu compromisso com o cuidado contínuo, oferecendo atenção primária fortalecida, telemedicina, acompanhamento personalizado e uma rede própria de especialistas dedicada à prevenção e à promoção da saúde.
Neste Novembro Azul, a mensagem é simples e direta: cuidar da saúde também precisa ser "coisa de homem".
Tags
- Ações
- Azul
- brasil
- Câncer de Próstata
- De
- Geral
- Novembro
Deixe seu comentário