

-
SC sedia Encontro Internacional de Doação de Órgãos e Transplantes (Fotos: SECOM)
Evento reúne especialistas de vários países para debater avanços e boas práticas no setor
Com mais de 250 participantes presenciais e online, entre profissionais de saúde do Brasil e de outros países, teve início nesta segunda-feira (20) o IV Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes, o IV Encontro de Coordenadores Estaduais de Transplantes e o XXXII Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplante de Santa Catarina. O evento acontece até quarta-feira (22), no Hotel Cambirela, em Florianópolis, reunindo especialistas para discutir os avanços e desafios da doação e do transplante de órgãos e tecidos.
Referência nacional em transplantes
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou o protagonismo catarinense na área.
“O encontro em Santa Catarina reforça o papel do Estado como referência nacional em doação e transplante de órgãos e tecidos. Essa iniciativa é essencial para disseminar conhecimento, promover a troca de experiências e aprimorar o serviço público oferecido à população”, afirmou.
O sistema de doação de órgãos de Santa Catarina é reconhecido pela sua estrutura sólida e resultados consistentes, tornando-se uma política de Estado que tem inspirado outros locais do país.
Três dias de debates e capacitação
Durante os três dias de programação, o encontro promove a troca de experiências entre países, estados e hospitais, com o objetivo de qualificar ainda mais os processos de doação e transplante.
O coordenador da Central Estadual de Transplantes de SC, Joel de Andrade, explicou que o fórum revisa cada etapa do processo de transplante — da identificação do potencial doador à autorização familiar e à efetivação da doação.
“A importância do encontro é revisitar os avanços conquistados na América Latina, com base no modelo espanhol, e compartilhar experiências de sucesso. Na quarta-feira, teremos também a troca de experiências entre as centrais estaduais, como o caso da fila zero de córnea do Ceará, que pode se tornar modelo nacional”, ressaltou.
Participação internacional e integração de sistemas
O evento conta com a presença de representantes da Espanha, Uruguai e Argentina, além de autoridades do Ministério da Saúde e das coordenações estaduais de transplantes de todo o Brasil.
Segundo Dr. Joel, o encontro é uma oportunidade para aprimorar ainda mais o SC Transplantes, fortalecendo práticas de gestão, acolhimento e eficiência na doação.
“Será um encontro muito rico, em que os coordenadores hospitalares de transplantes terão a chance de compartilhar boas práticas e elevar ainda mais o padrão do sistema catarinense”, concluiu.
Tags
- doação
- Doação de Órgãos
- evento médico
- fórum internacional
- hospital cambirela
- Ministério da Saúde
- órgão
- órgãos
- Santa Catarina
- Saúde Pública
- sc transplantes
- transplantes
Deixe seu comentário