

-
. (Fotos: ASCOM)
O encontro reuniu o presidente da Facisc, Elson Otto, vice-presidentes regionais, represent
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu, nesta quinta-feira (11), uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, para discutir os principais avanços e desafios da saúde pública. O encontro reuniu o presidente da Facisc, Elson Otto, vice-presidentes regionais, representantes de hospitais e lideranças de mais de 60 Associações Empresariais (ACIs) de todas as regiões do estado.
O objetivo foi abrir espaço para que as associações apresentassem suas demandas regionais diretamente ao governo estadual, fortalecendo o diálogo entre setor produtivo e poder público.“Defendemos que a secretaria esteja em contato diário com a população e com o setor produtivo. Também acreditamos que o secretário precisa ter experiência na área da saúde”, destacou o presidente da Facisc, Elson Otto, ao reforçar a aproximação que a Facisc e as associações têm com o atual secretário Diogo Dermarchi.
O secretário apresentou os principais investimentos da pasta. Em 2024 foram R$ 8 bilhões de reais destinados à saúde, a criação da Tabela Catarinense, a ampliação de leitos de UTI e as mais de 70 obras em hospitais em andamento .
Ele destacou ainda os avanços no combate à dengue, que registrou uma redução de 95% no número de óbitos e de 92% nos casos prováveis em comparação a 2024. Ele fez um apelo às empresas para que adotem medidas de prevenção já neste período, em preparação para a temporada de calor, quando há maior risco de proliferação do mosquito transmissor. “Precisamos da união de todos, e as empresas podem ter um papel importante na prevenção”, reforçou Demarchi.
Outro tema abordado foi o saneamento básico como medida de saúde pública. “Cada real investido em saneamento significa uma economia de quatro reais em saúde”, destacou.
A reunião encerrou com um momento de escuta das demandas das ACIs, em que cada entidade reforçou as principais necessidades em saúde nos seus municípios e regiões. O secretário respondeu a questionamentos e apresentou o status de cada ponto discutido.
Deixe seu comentário