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Para o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, “O natal é considerado a data mais importante para o comércio, que aguarda com ansiedade esse momento para recuperar eventuais perdas do passado" (Fotos: FCDL)
Copa do Mundo, Black Friday e Natal elevam a confiança do comércio em todo o país, diz CNC. Em Santa Catarina, FCDL confirma o otimismo
Levantamento mensal realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que a confiança do empresário lojista continua em viés de alta. O indicador chegou a 131,9 pontos, sendo o maior da série histórica, iniciada em 2011.
“O fim de ano é, tradicionalmente, um momento de boas expectativas para o varejo. Em 2022, há uma condição especial e inédita que é a conjugação das intenções de compra para a Black Friday e o Natal com a realização da Copa do Mundo, no Catar”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Segundo ele, esse impulso adicional, a economia atual favorável e a previsão do pagamento da primeira parcela do 13º salário reforçaram a confiança do empresário do comércio brasileiro.
A expectativa da CNC é que a Black Friday movimente R$ 4,2 bilhões, o maior faturamento desde 2010, enquanto a Copa deve ser responsável pelo incremento de R$ 1,5 bilhão no varejo.
Contratação recorde - Do total de comerciantes pesquisados pela CNC, 85,2% apontaram que vão aumentar a contratação de funcionários neste fim de ano. Essa é a maior proporção desde o início da apuração do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, em 2011. Segundo estatísticas da Confederação, o Natal deve levar à contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários, o maior volume em nove anos. Destes, espera-se que 11% sejam efetivados.
Mais satisfeitos - Os comerciantes do segmento de vestuário, tecidos e calçados continuam os mais satisfeitos com o nível de atividade do setor. O indicador registrou a sétima alta mensal seguida. Uma sondagem especial feita pela CNC com 18 mil consumidores em todas as capitais e no Distrito Federal revelou que 36% dos brasileiros pretendem comprar itens relacionados com o Mundial de Futebol, uma alta de 12 pontos percentuais em relação ao Campeonato de 2018. Os preferidos são os artigos de vestuário temático, indicados por 14,9% dos entrevistados.
FCDL - A mostra realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) confirma o otimismo do varejo nacional. Para 61,8% dos entrevistados, a expectativa é de crescimento nas vendas de Natal, em relação ao ano passado. Confira os principais resultados da consulta realizada junto a empresas varejistas, em 20 cidades catarinenses com o maior potencial de consumo.
38,2% das pessoas entrevistadas possuem expectativas de aumento nas vendas acima de 6,5% para o Natal 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado;
A maioria projeta o tíquete médio de compras em R$ 170,00;
Cartões de crédito e débito devem liderar a forma de pagamento, segundo 70,5% dos entrevistados;
39,5% dos empresários pretendem fazer campanhas para estimular as vendas;
55,9% têm expectativa de melhora nas vendas para 2023.
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