O evento contou com número recorde de participantes e de autoridades presentes na noite de entrega de prêmios aos melhores do ano.

O evento contou com número recorde de participantes e de autoridades presentes na noite de entrega de prêmios aos melhores do ano.

Cerca de 230 proprietários e colaboradores de jornais filiados à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - Adjori/SC reuniram-se neste final de semana, em Florianópolis, para uma jornada de trabalho de grande proveito. Palestras de interesse para proprietários e oficinas especialmente voltadas aos colaboradores deram um perfil técnico ao evento, com resultados práticos para todos os congressitas. Também houve eleição da diretoria, que reconduziu Miguel Gobbi à presidência da entidade.

Noite de gala

A elogiada programação culminou com a entrega de prêmios aos melhores do ano, nas categorias Área Acadêmica, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Site. A solenidade de premiação promovida no Lira Tênis Clube, na noite de sábado, 20, foi prestigiada pelo governador Luiz Henrique da Silveira, pelo vice, Leonel Pavan, pelos senadores Neuto de Conto e Ideli Salvatti, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorginho Melo, pelo deputado Federal, Cláudio Vignatti, e pelo deputado estadual Marcos Vieira. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, esteve representado pela secretária de Comunicação Integrada da Secom, Yole Maria de Mendonça. Marcaram presença, também, o prefeito em exercício da Capital, João Batista Nunes, a presidente da Acaert, Marise Westephal Hart, e os presidentes de associações de jornais do interior dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso além de inúmeras personalidades do meio acadêmico e publicitário, muitos dos quais integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo – Troféu Pena de Ouro.

Os vencedores desta 10ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo – Troféu Pena de Ouro

Na edição deste ano, 307 trabalhos, inscritos por 41 jornais, disputaram premiação. Trinta e sete especialistas em suas áreas de atuação avaliaram os materiais. No Jornalismo, os jornais concorrentes foram divididos em dois grupos. No gurpo 1, os diários, bi e trissemanários. No grupo 2, os semanários e os de outras periodicidades.

Os grandes destaque do Ano

O troféu Pena de Ouro é concedido aos jornais que conseguiram a maior pontuação no Jornalismo e na Publicidade. No ranking desta décima edição do concurso saíram vitoriosos:

No Jornalismo:
Pena de Ouro - A Semana, de Curitibanos
Pena de Prata - Jornal Metas, de Gaspar
Pena de Bronze - Folha do Oeste, de S. Miguel do Oeste

Na Publicidade:
Pena de Ouro - Folha do Oeste, de S. Miguel do Oeste
Pena de Prata - Jornal Razão, de Tijucas
Pena de Bronze - O Barriga Verde, de Taió

Jornalismo
Apresentação Gráfica 1: Mídia Mais, de Concórdia
Apresentação Gráfica 2: Folha Sete, de Seara
Charge 1: Folha do Oeste, de S. Miguel do Oeste
Charge 2: A Semana, de Curitibanos
Editorial 1: Cruzeiro do Vale, de Gaspar
Editorial 2: A Coluna, de Videira
Fotografia 1: Diário do Planalto, de Canoinhas
Fotografia 2: O Barriga Verde, de Taió
Projeto Especial 1: Jornal Metas, de Gaspar
Projeto Especial 2: A Semana, de Curitibanos
Reportagem Livre 1: Cruzeiro do Vale, de Gaspar
Reportagem Livre 2: A Semana, de Curitibanos
Reportagem Pautada 1: Mídia Mais, de Concórdia
Reportagem Pautada 2: A Semana, de Curitibanos
Site: Jornal do Médio Vale, de Timbó

Publicidade
Anúncio da Equipe: Mídia Mais, de Concórdia
Campanha da Equipe: O Barriga Verde, de Taió
Anúncio de Agência: Jornal Razão, de Tijucas
Campanha de Agência: Jornal de Pomerode

Área Acadêmica
Géssica Gabrieli Valentini - UFSM

COMUNICAÇÃO
Mídia federal em todo o país

Em palestra proferida no 37º Congresso da Adjori/SC, Yole Maria de Mendonca, Secretária de Comunicação Integrada (ligada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), fez uma explanação técnica dos objetivos da Secom com relação à divulgação do governo federal. Destacou que o número de órgãos de imprensa contemplados com mídia federal saltou de 499, em 2003, para 5297, em 2009, alcançando 1149 municípios. A meta da Secom, segundo Yole, é cadastrar todos os veiculos de comunicação que atuam com regularidade no país para programá-los nas investidas publicitárias do governo federal. Yole ressaltou o bom trabalho da Adjori/SC por reunir grande número de publicações com informações completas facilitando o cadastro na Secom.

PRONUCIAMENTOS
Esforço admirável ressalta Ideli

“É admirável o esforço que os proprietários e funcionários dos jornais fazem para manter, com cada vez mais qualidade, esses veículos de comunicação tão essenciais para as comunidades de todo o Estado”, disse a senadora Ideli após prestigiar a entrega do 10º Prêmio Adjori/SC. “O jornal local tem uma grande identidade com as realidades regionais e precisam ser valorizados exatamente por isso. Quanto mais forte for nossa imprensa do interior, quanto mais estiver próxima das necessidades do povo, quanto mais mostrar o trabalho e o valor de nossa gente, em cada região, melhor para a democracia e para SC”, completou.

PRONUCIAMENTOS
Globalização beneficia jornal local diz LHS

A força do turismo de eventos – uma prioridade na política de atração de investimentos do Estado – beneficia a imprensa local. Este é o pensamento do governador Luiz Henrique da Silveira manifestado no pronunciamento aos convidados da solenidade de entrega do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo. Segundo ele, as festas típicas, as feiras e exposições regionais, os eventos culturais movimentam agências de publicidade e todos os órgãos de imprensa que levam essa informação ao público. Luiz Henrique revelou que acompanha a evolução dos jornais do interior e está bastante gratificado com a qualidade das publicações, a modernização gráfica, a densidade das notícias locais, a competência dos articulistas.

Lembrou que já empreendeu cerca de 2800 visitas a municípios catarinenses e que, em todas elas, recebe os jornais que circulam na região.
Aplaudido pelas mais de 350 pessoas que lotaram as dependências do Lira Tênis Clube, o governador Luiz Henrique da Silveira sensibilizou os dirigentes e colaboradores dos jornais do interior presentes à cerimônia, dizendo que são os pequenos jornais que, neste mundo de economia globalizada, estão conseguindo preservar as tradições e as raízes culturais das comunidades onde estão inseridos.

2010
Pavan promete continuar parceria

Em seu pronunciamento na solenidade de entrega do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, o vice-governador Leonel Pavan ressaltou a importância dos jornais, “que levam informação a toda a sociedade”, e afirmou que ao suceder Luiz Henrique da Silveira, no ano que vem, (quando o governador se licencia, confome prometido aos partidos aliados), quer continuar sendo parceiro não apenas da imprensa mas da sociedade, através dos jornais do interior. Pavan lembrou que já participou de inúmeros eventos da Adjori/SC e que nota a evolução e inovação que vem ocorrendo nos encontros e nas publicações associadas. “São publicações que atuam com responsabilidade, transparência e lisura e tratam de forma democrática o governo federal, o estadual e o municipal, ” acentuou.