Solução para o endividamento agrícola está entre as prioridades da Frente da Agropecuária pra 2008
Solução para o endividamento agrícola está entre as prioridades da Frente da Agropecuária pra 2008
A Frente Parlamentar da Agropecuária definiu as prioridades de atuação do grupo em 2008. No encontro realizado quarta-feira, 5, deputados e senadores da chamada bancada ruralista elegeram a busca de uma solução para o endividamento agrícola brasileiro como item prioritário, seguido de uma discussão sobre a tributação no agronegócio e das garantias para o direito de propriedade. O equilíbrio entre o setor produtivo e a legislação ambiental e a criação de uma agência reguladora dos preços de insumos e máquinas agrícolas também figuram entre as preocupações da frente.
Segundo o presidente da frente, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), a parceria entre deputados, senadores e entidades representativas do setor será fundamental para agilizar soluções para entraves do setor agropecuário. "Nossa atuação não ficará restrita à Comissão de Agricultura. Vamos formar grupos de trabalho para monitorar a tramitação de projetos e proposições de interesse do setor nas diversas comissões permanentes da Câmara e do Senado". Segundo o deputado, tramitam no Congresso mais de 1.500 propostas que interessam a agricultura brasileira.
Carne - Na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara o assunto do momento é a restrição da União Européia à importação de carne bovina brasileira. A Comissão propõe debater o assunto em audiências públicas. Além da participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nesse debate , a Comissão quer a lista dos frigoríficos que, nos últimos cinco anos, exportaram carne para a Europa sem a devida certificação de rastreabilidade dos animais abatidos e, ainda, informações sobre os instrumentos de fiscalização e controle que o ministério vem utilizando para monitorar a qualidade das exportações de carne bovina.
Raio X industrial - Com informações em português e inglês, o Guia da Indústria 2008 traz um panorama da economia catarinense e uma radiografia dos principais complexos industriais de Santa Catarina, mostrando a força e a diversificação do setor produtivo no Estado. Desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Santa Catarina (Ciesc), entidade do Sistema Federação das Indústrias (Fiesc), em parceria com a Editora Empreendedor, o guia traz informações sobre mais de 6,4 mil indústrias.
Não perca - O vitorioso técnico e ex-jogador de vôlei Bernardinho abrirá a edição 2008 do Programa Brasil em Debate na Assembléia Legislativa, no dia 10 de março, para falar sobre "A Busca da Excelência". A palestra terá início às 19 horas e será transmitida ao vivo pela TVAL (Canal 16 da Net e 20 da TVA), exceto para Florianópolis, e também pelo site da Assembléia - www.alesc.sc.gov.br -, no link da TVAL ou Rádio ALESC Digital., no auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis. O evento é uma promoção do Parlamento catarinense, com apoio da Associação Catarinense de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Celulose - Flávio José Martins foi reconduzido à presidência do Sinpesc - Sindicato da Indústria de Celulose e Papel de Santa Catarina, em solenidade bastante prestigiada, realizada, dia 6, em Lages. A entidade patronal representa 30 empresas de grande porte, dentre as quais Klabin, Irani Celulose e Iguaçu S/A, que contribuíram para os bons números do setor em 2007: crescimento de 5,5% nas exportações de celulose, chegando a 11,8 milhões de toneladas, e incremento superior a 2,5%, nas vendas de papel.
Quilombolas - o advogado-geral da União, ministro José Antônio Dias Toffoli garantiu que todos os processos de demarcação de áreas para remanescentes de quilombos pelo Brasil estão suspensos. Toffoli afirmou que a instrução normativa do Incra que regulamentava os procedimentos para identificação e titulação das terras ocupadas por remanescentes quilombolas contém vícios e precisa ser modificada. O entendimento do ministro é de que os remanescentes de quilombos têm direito somente às terras que estejam ocupando no presente. Quanto à situação na comunidade Invernada dos Negros, entre Campos Novos e Abdon Batista, o ministro assegurou que o Incra deve suspender todo e qualquer procedimento relativo ao processo de regularização de terras quilombolas, até que a nova instrução normativa seja publicada.
De Brasília (Da redação da Adjori/SC com ABC Digital)
Imagem - A senadora Ideli deu uma mergulhada e, a partir agora, tentará evitar tanto quanto possível, as bolas divididas. A nova postura faz parte da estratégia de restauração de imagem com vistas a futuros embates eleitorais. A prolongada exposição como líder do governo em meio a pesado e incessante bombardeio - de Waldomiro Diniz aos Cartões Corporativos - trouxe profundo desgaste. A batida do discurso apregoando à exaustão os investimentos do governo Lula em Santa Catarina também tem surtido efeito. Pesquisa interna indica, desde já, animadores sinais de melhora.
Holofote - De atuação legislativa até agora muito discreta - embora assídua freqüentadora do plenário e das comissões - a deputada Angela Amin (PP) foi eleita para a presidência da prestigiada Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. A bela performance como prefeita da Capital pesou, com certeza, no voto unânime dos integrantes do colegiado e na esperta indicação de seu partido e dos aliados que lhe proporcionaram tão resplandecente vitrina em pleno ano de eleição municipal. Ela anunciou que vai priorizar as discussões sobre: mobilidade urbana, habitação e desenvolvimento urbano
Educação - O deputado João Matos (PMDB) levou a presidência da Comissão de Educação e Cultura.
Dia da Mulher - Destinação de recursos para a implementação integral da Lei Maria da Penha nos estados, reforço da rede de proteção às vítimas de violência, maior presença das mulheres nos espaços de poder e o não-contingenciamento de recursos dos programas que integram o Orçamento Mulher são as principais reivindicações da bancada feminina na Câmara Federal, levadas ao presidente Lula, na quarta-feira, 5. A lista de prioridades foi estabelecida em comissão geral, realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Deixe seu comentário