A comissão será formada por 65 membros

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, determinou o início da votação em Plenário dos integrantes da comissão especial destinada a dar parecer sobre o pedido de impeachment. A votação é secreta e foi iniciada em meio a protestos de partidos queriam fazer questões de ordem.

A denúncia contra a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade foi feita pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal.

A chapa 1, que tem as indicações feitas pelos líderes da base governista, conta com 49 membros. A chapa 2, que foi formada, em sua maioria, por deputados que fazem oposição ao governo, tem 39 inscritos.

 Devido à presença de três deputados nas duas chapas, o presidente da Câmara decidiu que eles concorrerão somente na chapa 2, devido à sua formação com a manifestação explícita de sua vontade de participação nela. Estão nesse caso os deputados Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), Pr. Marcos Feliciano (PSC-SP) e Silas Câmara (PSB-AM).

Chapa da oposição é eleita

Com 39 integrantes, a chapa 2 - Unindo o Brasil, formada em sua maioria por deputados da oposição e dissidentes da base aliada, venceu  a votação para compor a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da president Dilma Rousseff.  A chapa recebeu 272 votos, enquanto a chapa 1, formada por deputados indicados pelos líderes da base governista, obteve 199 votos.

A comissão deverá ter 65 membros titulares. As vagas remanescentes, que não foram ocupadas pela chapa vencedora, serão preenchidas em novoa votação, que deverá ocorrer amanhã (9). 

Veja a composição da Chapa 1

Veja a composição da Chapa 2