O Brasil registra um dos menores índices de profissionais médicos em atuação

Na manhã desta quinta-feira (19), em Brasília, deputados e senadores lançaram a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Ampliação dos Cursos de Medicina nas Universidades Públicas e Privadas. O coordenador geral da Frente será o deputado paranaense Zeca Dirceu (PT). Já o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) será o coordenador do colegiado no estado de Santa Catarina, que atualmente conta com processos para implantação de quatro novos cursos de medicina.

O Brasil registra um dos menores índices de profissionais médicos em atuação, são 17,6 médicos para cada 10 mil habitantes, se comparada com a média das Américas que é de superior a 20 médicos para um grupo de 10 mil pessoas. Outro problema grave é má distribuição destes profissionais da saúde pública que estão concentrados nos grandes centros urbanos e capitais do país.

Formação
Além de garantir a assistência médica imediata, o colegiado de parlamentares está preocupado com a formação de novos médicos e por isso pretende dialogar com o Governo para agilizar a implantação de novas vagas de medicina nas universidades. 

Atualmente no Brasil são 259 instituições universitárias públicas e privadas que oferecem 23,8 mil vagas de medicina por ano em todas as regiões do país. "A Frente é mais um mecanismo do Parlamento legítimo para pressionar o Governo e os ministérios da Saúde e da Educação para ampliar as vagas e consequentemente o número de médicos em todo o país", argumentou Uczai.