A cerimônia aconteceu nesta segunda (19) no Tribunal de Justiça do Estado

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, presidente do TRE-SCFLICKR / TRE


As candidatas e os candidatos eleitos em 2022 por Santa Catarina foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) nesta segunda-feira (19). A Sessão Solene de Diplomação foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), com transmissão ao vivo na internet.

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, presidente do TRE-SC, e contou com a presença dos demais integrantes da Corte Eleitoral e de diversas autoridades. Compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; o procurador-geral do Estado, Sérgio Laguna Pereira (representando o Governador de SC); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa; a senadora Ivete Marli Appel da Silveira; a desembargadora federal e ex-juíza do TRE, Ana Cristina Ferro Blasi (representando o TRF da 4ª Região); o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Marcelo Pizolati; o subprocurador-geral de justiça para assuntos jurídicos, Fábio de Souza Trajano (representando a Procuradoria Geral de Justiça); e a presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudia da Silva Prudêncio.

Também estiveram presentes no evento ex-juízes do TRE catarinense, integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e familiares e convidados dos eleitos, além de jornalistas de diversos veículos de comunicação do estado.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela soprano Rute Ferreira Gebler, acompanhada do pianista Ricardo Moritz e do violinista Carlos Augusto Vieira.

Em seu pronunciamento inicial, o presidente da Corte Eleitoral registrou que a entrega dos diplomas encerra oficialmente o “Projeto Eleições 2022”, do qual fazem parte mais de 32 mil atividades mapeadas e acompanhadas por 217 grupos. Todo esse trabalhado para organizar as eleições foi reunido em forma de linha do tempo num encarte entregue aos presentes na cerimônia.

Ao relembrar a trajetória da Justiça Eleitoral, o desembargador Leopoldo Brüggemann destacou a participação feminina na política, a criação do primeiro Código Eleitoral e o uso da máquina de votar, regulamentado pela normativa de 1932.

Diplomação

A entrega dos diplomas teve início pelos 40 eleitos para compor a Assembleia Legislativa do Estado, por ordem crescente de votação. A deputada estadual mais votada, Ana Caroline Campagnolo Galvão, falou em nome dos deputados estaduais diplomados. “As mulheres provam o seu valor pelo trabalho e pelo talento, e não pelo vitimismo”, afirmou.

Deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL), com 196.571 votos foi a deputada estadual mais votada em Santa Catarina, discursou pelos representantes da ALESCFLICKR / TRE


Em seguida, os 16 eleitos para a Câmara dos Deputados também foram chamados por ordem crescente de votação. A deputada federal mais votada, Caroline Rodrigues de Toni, falou em nome dos deputados federais diplomados. “Agradeço aos 227.632 eleitores que me fizeram a mulher mais votada da história de Santa Catarina”, comemorou.

Caroline de Toni (PL), deputada federal mais votada de Santa Catarina, discursa representado os 16 deputados federais de Santa Catarina que vão a Brasília (DF)


O senador eleito e seus suplentes também foram diplomados. Ao fazer uso da palavra, Jorge Seif Júnior disse: “sou o senador eleito mais jovem da história de Santa Catarina, com 45 anos, e o segundo mais votado da história do nosso estado [...] e isso me honra muito”.

Jorge Seif Jr. (PL), novo senador por Santa Catarina, discursando na cerimônia de posse FLICKR / TRE

Por último, foram entregues os diplomas à vice-governadora eleita, Marilisa Boehm, e ao governador eleito, Jorginho dos Santos Mello, que agradeceu ao corpo técnico do TRE-SC “pelo excelente trabalho durante todo o processo eleitoral”.  Ao comentar sobre a cerimônia, ele disse: “assim como eu, aqueles que hoje recebem os títulos de deputados estaduais, de deputados federais e de senador, sabem da responsabilidade que nos espera. Todos nós colocamos as nossas biografias à disposição da sociedade que nos deu os seus votos de confiança”. 

José Alexandre Motta do Jornal Volta Grande, José Roberto Deschamps, Presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil e Márcio do Jornal Volta Grande com o Governador eleito Jorginho Mello
José Alexandre Motta, Márcio do Jornal Volta Grande e José Roberto Deschmps, Presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil com a vice-governadora eleita Delegada Marilisa Boehm

Parte final

Ao conduzir a parte final da solenidade, o presidente do TRE catarinense agradeceu ao que chamou de “verdadeiro exército de 100 mil pessoas envolvidas diretamente, com diligência e comprometimento reconhecidos, tornando a eleição uma festa cívica”. A gratidão foi estendida às instituições públicas e privadas do estado, bem como às forças de segurança.       

O desembargador Leopoldo Brüggemann também agradeceu pelo apoio das organizações, principalmente do Ministério Público de Santa Catarina, na adoção da Solução QR Tot - inovação desenvolvida pelo TRE que permitiu aos eleitores captar os dados contidos no QR Code impresso nos boletins emitidos pelas urnas após o término da votação. A ferramenta permitiu comprovar que o número absoluto de votos obtido por cada candidato ou candidata é idêntico àquele exibido ao final da totalização pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Vislumbramos, para o futuro, horizonte em que o modelo adotado pela Solução QR Tot alcançará ampla adoção como parte da totalização, por preservar as características de segurança digital e remover os riscos e custos logísticos do transporte de mídias de resultados entre os locais de votação e as centrais de gerenciamento da totalização em cada Zona Eleitoral”, declarou.

Secretário de Educação (Gaspar), Emerson Atunes, com José Roberto Deschamps, Deputado Federal, Ismael dos Santos, e o prefeito de Gaspar Kleber Wan-dall

?

José Roberto Deschamps, com o Deputado diplomado, Egídio Maciel Ferrari (Delegado), José Motta Alexandre do Jornal Volta Grande
Deputado Napoleão Bernardes com José Roberto Deschamps, presidente da Adjori/SC e Brasil e do Sidejor/SC

José Roberto Deschamps, Presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, Marcio e José Motta Alexandre do Jornal Médio Vale com Deputado Tiago Zilli

Beto, deputado José Milto Schaefer, José Motta Alexandre e Márcio do Jornal Volta Grande
José Roberto Deschamps, presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, a jornalista Cida Timboni e José Motta Alexandre