Natural de Blumenau, a ex-jogadora de vôlei de quadra e areia, medalhista olímpica em Atlanta 1996, vai ocupar o Ministério do Esporte

A blumenause Ana Moser foi escolhida pelo presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para chefiar o Ministério do Esporte, pasta que durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) havia perdido status de ministério e se tornado Secretaria Especial de Esporte.

Moser foi diretora do Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera, dentro da estrutura da Secretaria de Esporte de São Paulo, e integrou o Conselho Nacional do Esporte no então Ministério do Esporte.

Nas quadras, Ana foi bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996, sendo a primeira medalha olímpica do vôlei feminino brasileiro. Aposentou-se três anos depois e passou a se dedicar a projetos sociais. Neste ano, Ana Moser integrou o grupo de trabalho do Esporte na equipe de transição.

É fundadora do Instituto Esporte e Educação, onde atua para o desenvolvimento da prática esportiva em comunidades carentes pelo Brasil. Criado em 2001, o IEE já atendeu a seis milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil. O objetivo da instituição é desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil.