O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram nesta segunda-feira (6) uma conversa de 30 minutos por videoconferência. Na oportunidade, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, informou o Planalto.

De acordo com o Planalto, a ligação telefônica ocorreu por iniciativa de Trump. Os dois presidentes chegaram a trocar telefones para estabelecer via direta de comunicação.

Na conversa, Lula disse que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

Ele recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Na sequência, solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta a produtos nacionais, além das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad”, informou o Planalto.

Os dois presidentes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro seja durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e se dispôs também a viajar aos Estados Unidos.

Com informações da Agência Brasil

Quem é o secretário de Estado Marco Rubio

Filho de exilados cubanos, Marco Antonio Rubio (nascido em 28 de maio de 1971, em Miami) é advogado, filiado ao Partido Republicano. Desde janeiro de 2025, atua como secretário de Estado dos Estados Unidos no segundo mandato do presidente Donald Trump, após ter sua nomeação confirmada pelo Senado.

Antes disso, foi senador pela Flórida de 2011 a 2025, presidindo importantes subcomissões ligadas ao comércio marítimo, relações exteriores e direitos humanos. Em sua trajetória política, Marco Rubio sempre demonstrou inequívoca posição contra o socialismo e regimes autoritários, especialmente da América Latina.

 

Tags

  • brasil
  • Donald Trump
  • Estados Unidos
  • Geraldo Alckmin
  • Luiz Inácio Lula da Silva