Projeto de Inclusão da Mulher na Política chega a Brusque nesta quinta (20/6)
-
Em Caibi, região oeste de Santa Catarina, o evento reuniu mais de 200 mulheres, em abril deste ano (Fotos: Divulgação)
Liderada pela Escola do Legislativo da Alesc, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, um projeto inédito de engajamento e de mobilização pelo empoderamento feminino na vida pública, chega a Brusque nesta quinta-feira (20) para incentivar o protagonismo feminino na sociedade e a participação das mulheres nos espaços públicos de decisão.
O evento, entre 18h30 e 22h, na Câmara Municipal de Brusque, localizado na Rua Eduardo Von Buettner, Nº65, Bairro Centro, reunirá lideranças locais além da participação da desembargadora Ana Cristina Blasi, da ex-deputada e atual diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, e da especialista em Direito Eleitoral, Karine Borges de Liz.
A iniciativa leva em consideração a desproporção da representatividade feminina nos espaços legislativos brasileiros, ao considerar que as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado no país, mas não ocupam nem 20% entre os candidatos eleitos.
"Reduzir essa desproporção e incentivar que mais mulheres ingressam na política são metas que buscamos alcançar levando a Caravana para todas as regiões de Santa Catarina", explica a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que inclusive apresentou o projeto num encontro internacional na sede da ONU, em Genebra, em setembro de 2023, como representante do Parlamento catarinense.
A média mundial de participação feminina na política é de 26,4%, mas no Brasil está abaixo da média, em torno de 15%, segundo pesquisas. Dados da União Interparlamentar com base em informações fornecidas pelos parlamentos nacionais de quase 190 países, revelam que, em 2022, o Brasil estava na posição 129, com apenas 17,7% de assentos ocupados por mulheres na Câmara dos Deputados.
Marlene reforça, por isso, a importância do projeto Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, iniciado em 2022 pela Escola do Legislativo da Alesc e que tem como desafio a mobilização feminina para a vida pública. “Percorremos as regiões do estado buscando sensibilizar e conscientizar as mulheres da necessidade da participação feminina na política”, esclarecendo que o projeto também investe na formação e na preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos.
O encontro é gratuito e aberto a toda a sociedade. Para participar basta se inscrever no site aqui (na barra Eventos) ou no local do evento, meia hora antes do início. Todos os participantes recebem certificado.
Programação:
18h30 - Credenciamento
19h00 - Mesa-Redonda - Participação da Mulher na Política com mediação de Marlene Fengler com as convidadas Ana Cristina Ferro Blasi e Karine Borges de Liz
22h00 - Encerramento
Deixe seu comentário