O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), participou da cerimônia de abertura

O Encontro Estadual de Vereadores, promovido pela Federação das Câmaras Municipais de Santa Catarina (Uvesc), lotou as dependências do Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, na abertura do evento, na manhã desta quarta-feira, 13.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), participou da cerimônia de abertura, destacando a parceria entre os legislativos estadual e municipal. “A Alesc é a Casa do catarinense, e os deputados estaduais têm uma ligação muito forte com todas as nossas vereanças em todos os municípios de Santa Catarina. Recebê-los aqui para nós é uma grande alegria”, externou o presidente.

O evento tem por objetivo qualificar legisladores municipais em assuntos referentes à atividade legislativa, como eficiência na gestão pública, inovação, desafios do saneamento básico nos municípios, agricultura e mobilidade urbana. São esperado mais de 400 vereadores e servidores das Câmaras municipais para uma agenda de palestras, painéis e debates. A programação iniciou com uma mesa de debate sobre os desafios das cidades catarinenses no contexto do desenvolvimento econômico e social, com a participação dos ex-governadores do Estado: Carlos Moisés, Eduardo Pinho Moreira, Paulo Afonso e Raimundo Colombo.

“Nós estamos indo para um processo eleitoral. Os municípios precisam entender qual o Estado que nós temos, quais as conexões fundamentais que nós temos ao propor projetos para os nossos municípios e que precisam dialogar com a realidade do estado como um todo”, explicou a presidente da Uvesc e vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti (PSB).

Programação
A agricultura catarinense é o tema de outra atividade do encontro nesta quarta-feira. O debate, que vai abordar o potencial que o setor agro tem para a economia de desenvolvimento das cidades, vai contar com a participação do deputado estadual Altair Silva (PP).

Na quinta-feira (14) serão debatidos temas como, comunicação, inovação, desburocratização e o cenário catarinense nos municípios.

Já na sexta (15), o evento será palco de duas oficinas que vão aprofundar as pautas de participação feminina no cenário político e a implementação da nova lei de licitações nas Câmaras de Vereadores.

O Encontro Estadual de Vereadores segue até a sexta-feira (15), na sede do Parlamento. A programação completa está disponível no site da Uvesc.