-
Deputado Marcos Vieira:"Precisamos de uma presença mais ativa do poder público em um momento de tanto endividamento rural" (Fotos: Divulgação)
Mesmo com uma safra recorde, que ultrapassou 160 mil toneladas, os agricultores enfrentam prejuízos porque o preço de venda não cobre os custos de produção.
O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças da ALESC, anunciou medidas urgentes para enfrentar a grave crise que atinge os produtores de cebola de Santa Catarina. Para tentar equilibrar o mercado e proteger o trabalho local, Marcos Vieira se comprometeu a elaborar um estudo técnico para criar um projeto de lei que taxe a cebola importada em Santa Catarina.
Durante entrevista à Rádio Massa FM, de Ituporanga, na manhã desta sexta-feira (27), Vieira garantiu apoio às reivindicações do setor, como prorrogação de dívidas e redução de juros. O objetivo é levar as demandas do setor diretamente ao governador e ao Governo Federal.
"Vamos verificar como podemos agir em Santa Catarina para proteger o nosso produtor rural", garantiu o deputado.
Na última quinta-feira, um protesto reuniu cerca de 750 agricultores, e sete municípios da região já declararam estado de calamidade ou emergência financeira.
O deputado criticou duramente a ausência de representantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado da Agricultura no encontro com os produtores.
"Para mim, é muito preocupante. Precisamos de uma presença mais ativa do poder público em um momento de tanto endividamento rural”, enfatizou Vieira.
Entenda a crise - Mesmo com uma safra recorde, que ultrapassou 160 mil toneladas, os agricultores enfrentam prejuízos porque o preço de venda não cobre os custos de produção.
A situação é crítica em Ituporanga e região, responsáveis por cerca de 35% da cebola produzida no Brasil.
Deixe seu comentário