Na sessão, que começa às 19 horas no Plenário da Alesc, serão homenageadas 27 pessoas e entidades catarinenses ligadas à luta popular pela moradia

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) vai presidir nesta segunda-feira (2) a sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que celebra a Campanha da Fraternidade de 2026, cujo tema é “Fraternidade e Moradia”. Na sessão, que começa às 19 horas no Plenário da Alesc, serão homenageadas 27 pessoas e entidades catarinenses ligadas à luta popular pela moradia. A Campanha da Fraternidade 2026 propõe à sociedade este ano a reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana, que tem o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

“A Campanha da Fraternidade quer iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que não têm acesso a uma moradia digna. A escolha do tema acolhe sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas e reforça o compromisso histórico da Igreja Católica com a defesa dos direitos sociais e da justiça. Com a Campanha da Fraternidade nós chamamos a atenção para dados alarmantes da realidade habitacional brasileira: há 6,2 milhões de famílias de brasileiras e brasileiros que não têm moradia adequada. E cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua”, disse Padre Pedro, que é sacerdote da Arquidiocese de Chapecó.

Padre Pedro lembra que a Campanha da Fraternidade é inspirada na Encarnação de Cristo – “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14) – e convida à conversão pessoal e social. “Inspirados pelo mistério da Encarnação, que revela a proximidade amorosa de Deus com a humanidade, voltamos nosso olhar para a realidade dramática da moradia no Brasil. E também em todos os municípios de Santa Catarina. A falta de um teto digno não é apenas uma carência material, mas expressão concreta da exclusão social que nega a dignidade de filhos e filhas de Deus”, disse Padre Pedro.

Homenageados sessão Campanha da Fraternidade da Alesc:

Associação Casa Irmã Dulce/Lar Santa Maria da Paz

Associação Missão Vida Nova/Missão SOS Vida de Xanxerê, Flavio Cesar Brinkman

Associação São Lourenço de Itajaí

Associação Vida Nueva de Palhoça, Frei Rogério Rubick

Cáritas Diocesana de Tubarão

Casa de Acolhimento, Restauração e Evangelização (Care) de São João Batista

Catedral Diocesana de Tubarão

CCA – Cooperativa Central da Reforma Agrária

Cresol Ativa

Damiana da Silva Ferreira dos Santos

Elisa Jorge, Coordenação Estadual do MNLM

Igreja do Conselho da Habitação de Tubarão, Braço do Norte e Capivari de Baixo

Instituto Arco Iris, Denilson Machado

Ivone Perassa, Coordenadora Nacional do Povo na Rua

João Eduardo de Nadal, coordenador da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Loureci Ribeiro, Coordenação Nacional do MNLM

Lúcia Herta Hockembak, fundadora da Pastoral da Saúde em Santa Catarina

Marcelo Scherer da Silva, Coordenador do Núcleo de Habitação, Moradia e Direito à Cidade da Defensoria Pública

Ocupação Carlos Marighela, Coordenadora Larissa da Silva Andrade

Ocupação Marielle Franco, Samara Pires de Oliveira

Orionópolis Catarinense

Padre Gabriel Batistela, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus da Painha

Padre Walmor Della Justina, direção da Pastoral da Saúde

Padre Wilson Buss, do Fórum da Ação Transformadora da Diocese de Criciúma

Projeto Lar Legal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, coordenador desembargador Selso de Oliveira

Projeto Moradia Primeiro, da Pastoral do Povo de Rua de Palhoça

Residência Coletiva Casa dos Amigos

 

 

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Campanha
  • campanha da fraternidad
  • campanha da fraternidade
  • Fraternidade
  • moradia digna
  • Reflexão
  • ST