-
Padre Pedro destina emenda parlamentar ao projeto Pró-Catadores para capacitar, organizar, fortalecer e incluir catadores e cooperativas no mercado da reciclagem. (Fotos: Bruno Collaço/Agência AL)
A assinatura, às 14h30, no SebraeHub, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis, será a celebração dessa união de esforços e terá apresentação das iniciativas desenvolvidas para esse trabalho conjunto
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) assina nesta quarta-feira (10) com o Sebrae/SC a formalização de parceria institucional por meio de uma emenda parlamentar direcionada para o programa “Pró-Catadores SC: Transformando Vidas, Movendo Territórios - Histórias, trabalho e transformação na cadeia da reciclagem catarinense”. A assinatura, às 14h30, no SebraeHub, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis, será a celebração dessa união de esforços e terá apresentação das iniciativas desenvolvidas para esse trabalho conjunto.
“Com esse programa do Sebrae os catadores vão se tornar os protagonistas da cadeia de reciclagem, com profissionalização e o fortalecimento das cooperativas e das associações dos trabalhadores”, disse Padre Pedro. O ato desta quarta-feira de formalização da parceria indica que está sendo estruturado um modelo colaborativo de apoio ao setor da reciclagem catarinense.
“Nossa emenda parlamentar vai permitir que o projeto Pró-Catadores possa capacitar, organizar, fortalecer e incluir catadores e cooperativas no mercado da reciclagem, garantindo mais renda, dignidade e sustentabilidade para todos na cadeia produtiva”, disse Padre Pedro. O projeto funciona por meio de treinamentos, consultorias, melhorias de gestão, articulação institucional e inclusão produtiva, transformando o trabalho dos catadores em um empreendimento sólido e valorizado.
Na prática, embora os detalhes específicos dependam dos projetos que serão apresentados formalmente no evento, o funcionamento do Pró-Catadores envolve capacitação e formação. O Sebrae oferece treinamentos de gestão administrativa e financeira, controle de produção, atendimento a clientes e comercialização, liderança e governança, segurança do trabalho, inovação e empreendedorismo. Isso, garante o Sebrae/SC, ajuda as cooperativas dos recicladores a funcionarem como empreendimentos sustentáveis, não apenas como grupos informais de coleta.
Deixe seu comentário