A iniciativa busca ressignificar o 13 de Maio, data ligada à Lei Áurea , transformando-a em um marco de mobilização permanente de combate ao racismo e de valorização das identidades negras e indígenas

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18) para repudiar o recente caso de racismo e xenofobia registrado no jogo entre o time catarinense Avaí e o Remo, do Pará, ela Série B. Ele aproveitou para destacar o projeto de lei de sua autoria que institui o "Dia R – Educar para Não Repetir, Lembrar para Não Errar" no calendário oficial de eventos e no sistema de ensino de Santa Catarina.

A iniciativa busca ressignificar o 13 de Maio, data ligada à Lei Áurea , transformando-a em um marco de mobilização permanente de combate ao racismo e de valorização das identidades negras e indígenas. A proposta é baseada em uma sugestão apresentada ao parlamentar, por meios de suas redes sociais, pela educadora Andreza Fideliz, de Criciúma.

Segundo o Deputado, o projeto tem como objetivos centrais: combater o racismo de forma estrutural, valorizar identidades negras e indígenas, promover a reflexão crítica e a educação antirracista nas escolas e destacar a luta e o protagonismo dos povos que construíram o Brasil.

"Com o 'Dia R', o 13 de Maio deixa de ser apenas o símbolo de uma “libertação por decreto” e passa a representar resistência, memória e conhecimento como ferramentas de liberdade. O ato racista no jogo entre Remo e Avaí é um triste lembrete de que o racismo persiste e precisa ser combatido. E o combate começa, necessariamente, com a educação," concluiu o Dr. Vicente, pedindo o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação da medida.

Deputado destaca postura do clube
Dr. Vicente Ele fez questão de parabenizar a postura imediata do Avaí Futebol Clube, que não só emitiu uma nota de repúdio, mas também colaborou ativamente com as autoridades para a identificação da autora das ofensas. "Racismo é crime, seja onde for, e deve ser tratado com o máximo rigor da lei," enfatizou.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • caso
  • Futebol
  • racismo