-
Celina Lazzari, diretora da Associação Mátria, em apresentação na Comissão de Esportes e Lazer. (Fotos: Lucas Diniz/Agência AL)
Diretora da Associação Mátria defende na Comissão de Esportes e Lazer a preservação das competições femininas para atletas nascidas mulheres em SC.
A diretora da Associação Mátria, Celina Lazzari, defendeu na manhã desta terça-feira (18), na Comissão de Esportes e Lazer, a valorização da mulher no esporte. O foco do pronunciamento da dirigente foi buscar a preservação das competições femininas para atletas nascidas mulheres.
Segundo disse, participantes transgêneros, mesmo que passem por tratamentos de supressão de testosterona, continuam contando com diferenças físicas significativas — como capacidade cardiorrespiratória, densidade óssea e força — que acabam por reduzir a competitividade das mulheres e, por consequência, criando uma situação injusta.
“Então a gente tem visto um discurso que vem sendo vendido como um discurso de inclusão, mas que na prática acaba excluindo as mulheres e as meninas de competir de forma justa e com segurança, tanto em categorias amadoras quanto esportivas. Isso não tem a ver necessariamente com esportes de elite, mas sim com o direito das mulheres de poder competir entre elas e em igualdade de condições.”
Ao final, o deputado Mauro De Nadal (MDB), que abriu espaço na comissão para a participação de Celina Lazzari, declarou que as informações apresentadas serão importantes para subsidiar os deputados na formulação e votação de projetos e iniciativas voltadas ao tema.
-
deputado Mauro De Nadal (MDB) (Lucas Diniz/Agência AL)
Tags
- Associação Mátria
- Comissão de Esportes e Lazer
- competições femininas
- Mauro De Nadal (MDB)
- transgêneros
Deixe seu comentário