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Durante a visita, o grupo foi recebido pelo diretor do campus, que apresentou as estratégias que sustentam os pilares do sucesso da escola: (Fotos: Divulgação)
A experiência foi marcada por trocas de alto nível e aprendizados que podem inspirar novas políticas públicas para a educação em Santa Catarina.
Em agenda oficial de missão internacional, os deputados estaduais Mário Motta (PSD) e Paulinha (Podemos) visitaram o Columbia Heights Educational Campus, referência em inovação pedagógica, acolhimento e segurança estudantil em Washington, capital norte-americana. A experiência foi marcada por trocas de alto nível e aprendizados que podem inspirar novas políticas públicas para a educação em Santa Catarina.
“Foi uma visita que nos emociona e inspira. Eles têm uma política de atenção às crianças e jovens que vai muito além do ensino é sobre pertencimento, acolhimento e construção de comunidade”, salientou a deputada Paulinha.
Na instituição, os parlamentares conheceram uma estrutura de acolhimento única, com 15 profissionais dedicados exclusivamente a receber novos alunos, familiares, visitantes e colaboradores, que atuam na integração à cultura escolar. Outro destaque foi a presença de uma divisão especial de saúde mental, voltada à proteção e mediação de conflitos no ambiente escolar.
Inspirado por esta iniciativa, o deputado Mário Motta pretende trazer para Santa Catarina um projeto piloto para Santa Catarina, semelhante a programas como o Proerd, mas com foco ampliado em convivência e cultura de paz. “É uma ideia que faz sentido para o nosso estado. Queremos construir um modelo de saúde mental escolar cidadã, o projeto Aurora, com valores humanos e preventivos. Não apenas de vigilância, mas de parceria com alunos e professores e comunidade”, explicou.
Durante a visita, o grupo foi recebido pelo diretor do campus, que apresentou as estratégias que sustentam os pilares do sucesso da escola:
- Desempenho e sucesso dos alunos;
- Conexão com a comunidade e senso de pertencimento;
- Valorização e formação contínua dos profissionais.
Diferenciais
Os parlamentares também participaram de uma roda de conversa com professores e estudantes, onde foram apresentadas práticas que conciliam disciplina e tecnologia de forma saudável. Todos os alunos deixam seus celulares e tablets em armários individuais trancados ao entrar na escola e só os retiram no momento da saída.
O resultado, segundo os próprios estudantes, foi um ambiente mais interativo e colaborativo, com melhora significativa na comunicação entre colegas e professores. Outro diferencial observado foi a presença de um gerente de comportamento escolar, profissional responsável por mediar conflitos e fortalecer a integração entre alunos e docentes. Na Columbia Heights, essa função é exercida pelo Sr. Durval, que possui ampla experiência em gestão de convivência escolar e atua com autonomia e diálogo, reconhecendo que “quase sempre o problema vem de casa”.
A escola também conta com 15 profissionais dedicados à saúde mental e mediação para um universo de 1.500 alunos, uma proporção de 1 profissional para cada 100 estudantes, seis vezes melhor do que a média americana. Além disso, promove a chamada “quarta-feira do bem-estar”, que já envolve mais de 35 mil participantes entre alunos, famílias e a comunidade. O resultado desses esforços é notável: menos de 1% dos alunos foi suspenso no último ano letivo.
A missão
A missão conta ainda com a presença da assessora Patrícia Schneider, de representantes da Polícia Militar de Santa Catarina e da Prefeitura de Florianópolis (Círculo da Paz), e do chefe de gabinete Michel Andrade, que construiu a visita junto à Embaixada do Brasil em Washington e universidades americanas, com nomes do legislativo catarinense formado por Diego Vieira e Cinthia Córdova.
“É impressionante ver como o acolhimento e a prevenção são pilares centrais desse modelo. Voltamos com a certeza de que é possível adaptar essas boas práticas à nossa realidade”, frisou a deputada Paulinha. “Por meio do Comitê Integra, que reúne especialistas de diferentes áreas, vamos levar essas experiências para Santa Catarina para deixar as nossas escolas e creches ainda mais seguras”, finaliza o deputado Mário Motta.
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