-
Deputado Mauro De Nadal (Fotos: Giovanni Kalabaide)
Santa Catarina levará ao debate internacional três propostas estratégicas que valorizam quem produz com responsabilidade e protege o meio ambiente, consolidando-se como referência nacional em sustentabilidade com competitividade
O modelo produtivo catarinense — reconhecido pela capacidade de gerar desenvolvimento mantendo altos índices de preservação ambiental — será defendido na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). Santa Catarina levará ao debate internacional três propostas estratégicas que valorizam quem produz com responsabilidade e protege o meio ambiente, consolidando-se como referência nacional em sustentabilidade com competitividade.
A missão será conduzida pelo deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), coordenador da Frente Parlamentar da COP30 da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). As sugestões foram construídas em parceria com o setor produtivo catarinense, por meio de encontros regionais realizados em diferentes regiões do estado, reunindo produtores, especialistas, cooperativas, entidades empresariais e gestores municipais.
As três propostas que Santa Catarina levará à COP30 são:
Compensação financeira para produtores que preservam áreas verdes
Incentivos fiscais para quem investe em energia limpa e renovável
Compensação ambiental para municípios com áreas preservadas, com recursos destinados ao saneamento básico e proteção hídrica
De acordo com dados do Monitoramento da Cobertura Florestal de Santa Catarina (Monitora/SC), 38% do estado é coberto por matas nativas, enquanto cerca de 30% do PIB do estado é proveniente do agronegócio, conforme a Epagri.
“Santa Catarina prova, com resultados concretos, que produzir e preservar podem caminhar juntos. Vamos defender esse modelo na COP30, valorizando quem investe em energia limpa, quem protege nossas áreas verdes e quem produz com responsabilidade”, afirma De Nadal.
Participação e agenda oficial
Dia 11, às 14h — Espaço AgriZone (Campus da Embrapa)
O deputado participa do painel “O Agro que alimenta”, organizado pelo Canal Rural, ao lado de Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura), Rodrigo Justos (Conselheiro da CNA) e Laudemir Muller (Gerente de Agronegócio da ApexBrasil).
Dia 11, às 16h — Estande da Alepa, GreenZone
Apresentação do projeto “Santa Catarina: produção e preservação caminham juntas” como modelo de economia verde, inclusiva e competitiva.
Dia 12, às 8h — Estande da Alepa, GreenZone
Acompanhamento do debate sobre o projeto de resolução “Ação climática: papéis e prioridades dos Parlamentos das Américas”. Na ocasião, o deputado Mauro De Nadal entrega oficialmente as propostas catarinenses à coordenação da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que consolidará as contribuições dos parlamentos estaduais brasileiros e encaminhará uma carta à cúpula da COP30.
Carta da Unale à Cúpula da COP30
A carta da Unale reunirá as contribuições dos parlamentos estaduais brasileiros e consolidará um compromisso conjunto com a sustentabilidade, a transparência e a inovação na gestão pública. Elaborado a partir do diálogo com o setor produtivo, especialistas e a sociedade civil, o documento reforça o papel do Legislativo na governança climática e na implementação de políticas efetivas nos territórios.
A carta será entregue oficialmente à cúpula da COP30, posicionando os estados como protagonistas na construção das diretrizes nacionais para o enfrentamento das mudanças climáticas e na defesa de um modelo de desenvolvimento que una preservação e competitividade.
Deixe seu comentário