

-
. (Fotos: ASCOM)
Inspirado na cidade de Mendoza, na Argentina, conhecida como a ‘Cidade das Árvores’, o plano já começou a transformar o município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, o primeiro a abraçar o plano
Em um reconhecimento nacional à sua liderança em governança ambiental, o deputado estadual Mário Motta (PSD) receberá, no próximo dia 21 de outubro, em São Paulo, o Prêmio ESG Summit Brazil na categoria Governança. O case vencedor, inscrito pelo gabinete do parlamentar, é o Plano Mendoza, uma iniciativa estratégica para ampliar a arborização urbana em municípios catarinenses e desenvolver rotas verdes que integram natureza e cidade. Inspirado na cidade de Mendoza, na Argentina, conhecida como a ‘Cidade das Árvores’, o plano já começou a transformar o município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, o primeiro a abraçar o plano.
O ESG Summit Brazil, um dos principais eventos do país dedicados a práticas ambientais, sociais e de governança, destacou o Plano Mendoza por sua abordagem integrada e impacto potencial em todo o estado. Com mais de 200 cases inscritos na edição de 2025, a premiação celebra iniciativas que promovem um futuro mais verde e sustentável. "Esse prêmio é um incentivo para continuarmos plantando sementes de pertencimento, cidadania e futuro. Queremos levar o Plano Mendoza para cada vez mais cidades catarinenses, que terão como impacto menos enchentes e alagamentos, melhora na qualidade do ar e a valorização da paisagem urbana", pontua o deputado.
O Plano Mendoza surge como uma resposta urgente aos desafios do crescimento urbano desordenado em Santa Catarina. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 41% das vias urbanas catarinenses possuem arborização, abaixo da média nacional. A iniciativa propõe a criação de comitês interinstitucionais para apoiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, oferecendo suporte técnico e fomentando parcerias entre prefeituras, comunidades e especialistas. Os benefícios vão além da estética: mitigam impactos ambientais, trazem conforto térmico, e fortalecem a identidade paisagística e o bem-estar da população.
Guatambu, pioneiro na implementação, demonstra como o plano pode revolucionar uma cidade. O projeto local, detalhado em um estudo preliminar elaborado pelo Departamento de Engenharia do Município, foca na criação do Parque Linear Lajeado Tigre, um corredor verde que revitaliza a Avenida João Batista Dal Piva e conecta natureza e urbanidade.
A intervenção divide-se em três áreas principais:
Área 01: Portal de Entrada/Aqueduto – Criação de um portal de boas-vindas, com revitalização da via, pintura, sinalização e arborização, marcando a entrada da cidade como um convite à sustentabilidade.
Área 02: Frente do Ginásio Municipal de Esportes – Revitalização com ciclovia, calçadas acessíveis, aproveitamento de recuos frontais para espaços de convívio, parklets e áreas de descanso, incentivando o transporte ativo e a interação comunitária.
Área 03: Revitalização da Avenida – Reconstrução da drenagem pluvial, alargamento da pista, criação de floreiras para delimitar calçadas, ornamentação de postes, pintura, arborização e urbanismo tático, transformando a via em um espaço seguro e agradável.
Além disso, o parque linear inclui um viveiro horto-florestal e áreas para lazer, caminhadas e piqueniques, respeitando a Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Lajeado Tigre.
“Os impactos em Guatambu serão profundos e duradouros. Socialmente, haverá maior segurança para pedestres e ciclistas, incentivo ao lazer ao ar livre e melhoria na qualidade de vida. Economicamente, a valorização de imóveis no entorno, estímulo ao comércio local e atração de turismo sustentável abrirão novas oportunidades”, destaca o parlamentar.
Outras cidades já demonstraram interesse
O intuito do gabinete do deputado Mário Motta é levar o Plano Mendoza para o maior número de cidades catarinenses possível. Campo Erê, também no Oeste, já desenvolveu um projeto bastante estruturado, voltado, principalmente, ao plantio de árvores e à educação ambiental.
Em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, região que historicamente sofre com recorrentes cheias em períodos de alto volume de chuva, está sendo articulada, através do Plano Mendoza, a criação de um Parque Esponja. Essa construção, desenvolvida pelo arquiteto chinês Kongjian Yu, consiste em uma área verde projetada para imitar o ciclo natural da água, absorvendo, armazenando e liberando a água da chuva de forma eficiente para prevenir inundações e garantir a retenção de água em períodos de seca.
O projeto também foi apresentado à prefeitura de Criciúma, no Sul do Estado, intitulada como a ‘Capital Catarinense dos Parques Urbanos’. O município, no passado recente, transformou antigas áreas degradadas pela exploração do carvão em grandes espaços públicos de convivência. Com uma vocação bem definida, esta deverá ser mais uma cidade, em breve, a abraçar o Plano Mendoza.
“Queremos mobilizar cada vez mais prefeitos em torno dessa pauta. Temos um grande desafio para as próximas décadas, que será alinhar o crescimento urbano das cidades catarinenses com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Devemos, sim, preparar as nossas cidades para o futuro, e isso passa diretamente pelos conceitos que o Prêmio ESG Summit Brazil propõe: deixar um planeta mais equilibrado, ecológico e seguro para as futuras gerações”, finaliza o deputado Mário Motta.
Tags
- ESG
- evento
- região
- Sustentabilidade
Deixe seu comentário