

-
FOTO: Dayan Schutz (Fotos: .)
O evento reúne cerca de dois mil líderes de quase 80 países, entre autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil, para debater políticas de transparência, participação pública e fortalecimento da democracia
O deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) representou Santa Catarina e o Brasil, na manhã da quinta-feira (9), durante a IX Cúpula Global da Parceria para Governo Aberto (OGP), que ocorre em Vitória-Gasteiz, no País Basco, Espanha.
O evento reúne cerca de dois mil líderes de quase 80 países, entre autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil, para debater políticas de transparência, participação pública e fortalecimento da democracia. A programação acontece no Palacio de Congresos Europa, com o tema central “O desafio de institucionalizar a abertura e a responsabilidade em todos os poderes do Estado”.
Durante sua fala, o deputado apresentou duas experiências catarinenses reconhecidas como modelos de inovação democrática: as Bancadas Regionais e o Alesc Itinerante, iniciativas criadas durante sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
“Essas ações aproximaram o Parlamento da vida real das pessoas. As Bancadas Regionais criaram um canal permanente de diálogo entre deputados e comunidades, e o Alesc Itinerante levou o Legislativo para fora da capital, para dentro das cidades. Levar essa experiência para um fórum internacional é motivo de orgulho e mostra que Santa Catarina tem muito a contribuir com o debate global sobre governos abertos e participativos”, destacou o parlamentar.
Com convite oficial do Governo da Espanha, Mauro De Nadal levou à Cúpula Global um exemplo prático de como a presença, o diálogo e a transparência podem ser transformados em políticas institucionais permanentes, capazes de fortalecer a confiança do cidadão nas instituições públicas.
Mauro integrou o Grupo 1 de painelistas, que discutiu a questão “Como os princípios de abertura, transparência e participação pública podem ser institucionalizados nos diferentes poderes do Estado para aumentar a confiança e a responsabilidade?”.
O painel foi moderado por Rosario Pavese, líder das Américas da OGP, e contou com nomes de destaque internacional como Rafael Simancas (Secretário de Estado da Espanha), Luis Alberto Álvarez Parra (Presidente do Conselho de Estado da Colômbia), Bio Tchané Ismath (Presidente da Instituição Suprema de Auditoria do Benin) e María Baron (Diretora Executiva Global do Directorio Legislativo).
Nesta sexta-feira (10), o parlamentar volta a participar de debate promovido pela Rede Acadêmica do Governo Aberto. Na ocasião, Mauro trata do tema “Justiça e Parlamentos Abertos”.
Deixe seu comentário