Delegado que solucionou mais de 1.300 homicídios em SC recebe homenagem na Alesc

logo RCN

Ultimas :

10/09/2025 17:37
Parlamento

Delegado que solucionou mais de 1.300 homicídios em SC recebe homenagem na Alesc

Por Rita Lombardi

 Publicado 10/09/2025 17:30  – Atualizado 10/09/2025 17:37

Ênio de Oliveira Matos e o deputado Maurício Eskudlark
  • Ênio de Oliveira Matos e o deputado Maurício Eskudlark (Fotos: Bruno Collaço / Agência AL)

Proposição feita pelo deputado Maurício Eskudlark presta homenagem a Ênio de Oliveira Matos que se aposentou após 17 anos à frente da Delegacia de Homicídios da Capital

 Acatando uma proposição do deputado Maurício Eskudlark, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou o delegado de Polícia Civil Ênio de Oliveira Matos, que se aposentou após uma carreira de destaque na segurança pública do estado. Durante os 17 anos em que esteve à frente da Delegacia de Homicídios da Capital, desde a criação da unidade em 2008, o delegado Ênio coordenou a elucidação de mais de 1.300 homicídios. Este número coloca Santa Catarina em posição de destaque nacional no quesito eficiência da Polícia Civil e segurança pública.

Dentre as instituições de segurança pública do estado está a Polícia Civil e, com ela, a Delegacia de Homicídios da Capital, que foi criada no dia 28 de julho de 2008 pelo então delegado-geral e atual deputado estadual Maurício Eskudlark.
Ênio iniciou sua carreira na Polícia Civil no ano de 1998 e, em 2008, começou a atuar na Delegacia de Homicídios, permanecendo até agosto de 2025, aos 75 anos de idade, após uma carreira de grande destaque na Polícia Civil de Santa Catarina.

O delegado é conhecido como "a lenda" e deixa um legado de casos de grande repercussão e um compromisso reconhecido no combate à criminalidade na capital catarinense. A solenidade reuniu representantes da Secretaria de Segurança Pública, amigos e familiares do delegado no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, 09 de setembro. Em seu discurso, Ênio agradeceu o reconhecimento e destacou que o mérito é de todos os policiais civis. O trabalho desenvolvido pela equipe do delegado foi reconhecido pela Assembleia Legislativa como fundamental para a segurança da população catarinense.

"Ênio de Oliveira Matos demonstrou dedicação, comprometimento, eficiência e amor pela profissão ao longo de sua trajetória. A homenagem ressalta que comandar uma Delegacia de Homicídios em uma capital apresenta desafios únicos, tornando ainda mais relevante o trabalho desenvolvido pelo delegado", destacou o deputado Maurício Eskudlark.

Com sua aposentadoria, o delegado Ênio de Oliveira Matos deixa um legado importante tanto para a Polícia Civil de Santa Catarina quanto para toda a população do estado, tendo contribuído significativamente para a elucidação de crimes que atentam contra a vida. A aprovação da homenagem pela Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Maurício Eskudlark, representa o reconhecimento oficial do trabalho desenvolvido pelo delegado ao longo de quase duas décadas de serviços prestados à segurança pública catarinense.

  • A solenidade reuniu representantes da Secretaria de Segurança Pública, amigos e familiares do delegado no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde de terça-feira, 09 de setembro. ( Bruno Collaço / Agência AL)

Deixe seu comentário

Mais lidas