O recurso, viabilizado junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, será utilizado para ampliar as ações de acolhimento e ressocialização de pessoas em situação de rua no município

A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil à Pastoral do Povo de Rua de Palhoça. O recurso, viabilizado junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, será utilizado para ampliar as ações de acolhimento e ressocialização de pessoas em situação de rua no município.

Criada no âmbito da Igreja Católica, mas aberta à participação de pessoas de diversas religiões, e também de quem não professa nenhuma fé, a Pastoral atua diretamente no atendimento à população vulnerável. Entre as ações realizadas, estão a oferta de refeições aos finais de semana, distribuição de café da manhã, disponibilização de banho e rodas de conversa, sempre com foco na dignidade e na reintegração social.

O principal eixo do trabalho é a moradia como ponto de partida para a recuperação e ressocialização. Com a emenda destinada por Ana Paula Lima, a Pastoral passará a contar com uma equipe técnica especializada para acompanhar o processo de acolhimento e monitoramento das moradias, fortalecendo a metodologia e ampliando o alcance do projeto.
“Nosso objetivo é mostrar aos gestores públicos que a ressocialização a partir da moradia é não apenas mais humana, mas também mais economicamente viável. Com esse recurso, vamos poder avançar nesse trabalho e transformar mais vidas”, afirmou Jaqueline Manchein, coordenadora da Pastoral do Povo de Rua de Palhoça.

Para Ana Paula Lima, a iniciativa é fundamental diante do agravamento das desigualdades sociais no Brasil e no mundo. “Garantir dignidade e oportunidades para que as pessoas reconstruam suas vidas é um compromisso que precisamos assumir como sociedade e como Estado. A Pastoral do Povo de Rua é um exemplo de que é possível transformar realidades com acolhimento, respeito e políticas públicas efetivas”, destacou a deputada.