Evento celebra os 149 anos do município com gastronomia, música e cultura germânica

 O Secretário de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (10) para divulgar a realização da 39ª Kolonistenfest, que acontece no município entre os dias 17 a 20 de julho. Ele esteve acompanhado da rainha do evento, Anna Letícia Hornburg, e do mascote Hans.

Atrações da Kolonistenfest

Entre as atrações anunciadas para a edição deste ano da festividade – que também marca os 149 anos de Jaraguá do Sul – estão apresentações musicais e de dança, gastronomia típica alemã e chope artesanal, exposições de maquinários e equipamentos, feira de produtos, desfile das sociedades culturais e competição de tiro esportivo.

“Estar aqui para falar de Jaraguá de Sul e das nossas festas é um orgulho muito grande para mim. E eu estou convidando a todos os catarinenses a participar desta festa maravilhosa, em que teremos comida boa, chope bom, música boa e um público alegre e receptivo, que é o povo de Jaraguá do Sul”, disse Moretti.

Aspectos culturais e simbólicos

Já a rainha, Ana Letícia, destacou o caráter cultural da Kolonistenfest, que neste ano conta com o acréscimo do mascote Hans, personagem criado para representar simbolicamente a figura dos imigrantes que colonizaram o município.

“A Kolonistenfest é uma celebração que honra a nossa história, a nossa cultura que foi trazida por nossos colonizadores, e também valoriza a simplicidade, as tradições germânicas e o trabalho que nossos colonos fazem.”

Apoio parlamentar

O deputado Antídio Lunelli (MDB), que abriu espaço na Assembleia Legislativa para a manifestação dos representantes de Jaraguá do Sul, parabenizou os organizadores da Kolonistenfest, destacando ainda o caráter assertivo da população do município.

“Gostaria de parabenizar a toda a diretoria do evento e dizer que contem sempre comigo. Tenho orgulho do nosso município de Jaraguá do Sul pela seriedade, pela honestidade, pela transparência, pela competência do que é feito lá.”

Também falaram em apoio à festividade os deputados Altair Silva (PP), Oscar Gutz (PL), Marcius Machado (PL), José Milton Scheffer (PP)