logo RCN

Ultimas :

10/07/2025 18:28
Intercâmbios educacionais

Rumo à China: Projeto "Para Mudar de Vida" leva estudantes do ensino médio para intercâmbio no país asiático

Por Rita Lombardi

 Publicado 10/07/2025 18:20  – Atualizado 10/07/2025 18:28

A iniciativa, liderada pelo deputado estadual Mário Motta, dará a oportunidade de 120 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de realizarem um intercâmbio no pólo tecnológico da China
  • A iniciativa, liderada pelo deputado estadual Mário Motta, dará a oportunidade de 120 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de realizarem um intercâmbio no pólo tecnológico da China (Fotos: Agência AL)

Iniciativa do deputado Mário Motta dará a oportunidade para adolescentes catarinenses realizarem intercâmbio na Ásia

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) recebeu nesta quinta-feira, dia 10, o lançamento do projeto Para Mudar de Vida. A iniciativa, liderada pelo deputado estadual Mário Motta, dará a oportunidade de 120 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de realizarem um intercâmbio no pólo tecnológico da China, onde poderão estudar em instituições conceituadas e estagiar em empresas como a BYD.

O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, contou com a participação do ex-juiz de Direito Marlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa e atual representante da empresa Tang Chinese Education no Brasil, a grande parceira do projeto. A instituição é especializada em intercâmbios educacionais com atuação global, e pela primeira vez firma um acordo com um país da América Latina.

“Nosso objetivo é transformar a vida desses 120 jovens por meio da educação, abrindo portas para oportunidades únicas no mercado de trabalho. Além disso, fortalecermos os laços com a China, criando bases para atrair investimentos para a indústria catarinense e consolidar parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico de Santa Catarina como uma política de estado”, destaca o deputado Mário Motta.

Inspirado em experiências bem-sucedidas de estados como Paraná, São Paulo e Piauí, que já realizam intercâmbios semelhantes, o projeto irá selecionar os estudantes por meio de uma Olimpíada do Conhecimento, organizada em parceria com as seis coordenadorias regionais do estado. O processo vai priorizar os jovens com alto desempenho escolar e afinidade com a oportunidade. Antes da viagem, os selecionados deverão concluir um curso intensivo de mandarim nível 4, garantindo a preparação necessária para a experiência no país asiático.

“A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Além de terem essa experiência enriquecedora no ‘coração’ tecnológico chinês, eles dominarão um idioma altamente importante nos dias de hoje. Um diferencial que, sem dúvidas, fará com que multinacionais de todo o mundo desejem tê-los em suas equipes. Serão profissionais cobiçadíssimos pelo mercado. Mais do que receber bons salários, terão as suas realidades transformadas para sempre”, pontua Marlon Reis.

O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
  • O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright (Fotos: Agência AL)

Representando a Secretaria de Estado da Educação (SED), o evento contou com a presença da diretora de Ensino, Kênia Andresa Scarduelli, e da gerente de Ensino Médio e Profissional, Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos. “A educação muda vidas. Que esse seja o início de uma grande jornada na vida desses alunos que serão contemplados”, enfatiza Jocelete.

  • O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright (Agência AL)

  • O processo vai priorizar os jovens com alto desempenho escolar e afinidade com a oportunidade. (Agência AL)

Deixe seu comentário

Mais lidas