Cláudia, uma aposentada de 71 anos, e Luan, um entregador de 34, são apenas dois exemplos da crescente crise. (Nome fictícios) Ambos perderam economias, bens e laços familiares em decorrência do vício em jogos de azar online. Cassinos virtuais e apostas esportivas se tornaram armadilhas, levando-os a um ciclo vicioso de perdas e dívidas. A ludopatia, ou vício em jogos, manifestou-se com o agravamento de suas condições financeiras e emocionais.

Como a Ludopatia se Manifesta

Eles iniciaram apostando quantias pequenas, porém a esperança de lucro fácil os impulsionou a apostar cada vez mais. As perdas se sucederam, levando ao endividamento, comprometendo a saúde mental e, em muitos casos, destruindo relacionamentos. Os relatos de Cláudia e Luan refletem a face cruel do vício em jogos, que afeta pessoas de todas as idades e classes sociais.

Debate no Parlamento Catarinense

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) está atenta ao problema. Atualmente, três projetos de lei (PLs) estão em tramitação, visando regulamentar e combater os impactos negativos das apostas online no estado. A discussão no parlamento demonstra a urgência de se encontrar soluções para proteger a população dos perigos do vício em jogos. O objetivo é criar mecanismos de proteção e tratamento para aqueles que sofrem com a ludopatia.

O vício em jogos online é um problema grave que exige atenção e ação. As histórias de Cláudia e Luan servem como um alerta sobre os riscos envolvidos. A discussão e as iniciativas legislativas no cenário catarinense representam um passo importante na busca por soluções para este desafio.