
Projeto aguarda decisão da ANTT sobre quem construirá os túneis no Morro dos Cavalos

-
"Os túneis custariam R$ 1,1 bi e a CCR teria até 2050 para recuperar o dinheiro", explicou o deputado estadual Mário Motta (PSD) durante a sessão ordinária na última quarta (9/4). (Fotos: Vicente Schmitt / Agência ALESC)
O deputado Mário Motta apresentou o histórico do projeto, destacando que a obra chegou a ser licitada em 2016
O projeto dos túneis do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, aguarda decisão da ANTT sobre quem construirá, se a Arteris ou a CCR, respectivamente concessionárias dos trechos Norte e Sul da BR-101. A informação foi divulgada durante a sessão de quarta-feira (9/4) da Assembleia Legislativa.
“O processo está sobrestado na ANTT até definição de qual concessionária será responsável pela incorporação do túnel”, informou Mário Motta (PSD), aludindo à pesquisa feita pela equipe do gabinete dando conta da última movimentação do projeto dos referidos túneis.
O deputado fez um histórico do projeto, destacando que a obra chegou a ser licitada em 2016, com custo estimado de R$ 306.256.483,00 e prazo de entrega de 36 meses.
“Infelizmente o processo foi suspenso logo depois e cancelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2017”, revelou Motta, acrescentando que o TCU alegou que sequer havia recursos para as obras da BR-470 e da BR-280.
Em 2025, segundo Motta, a ANTT levantou a hipótese de conceder a construção à Arteris, concessionária do trecho Norte, no qual está incluso o Morro dos Cavalos. Entretanto, como o valor do pedágio do trecho Norte é mais alto que o do trecho Sul, a Federação das Indústrias (Fiesc) sugeriu à ANTT incluir os túneis no contrato da CCR.
Deixe seu comentário