Jornal Volta Grande comemora 30 anos levando informação com seriedade para toda região

logo RCN

Ultimas :

23/01/2026 16:20
Reconhecimento

Jornal Volta Grande comemora 30 anos levando informação com seriedade para toda região

Por Rita Lombardi

 Publicado 23/01/2026 11:15  – Atualizado 23/01/2026 16:20

O evento foi regado com muita emoção e contou um pouco da trajetória deste importante veículo de comunicação.
  • O evento foi regado com muita emoção e contou um pouco da trajetória deste importante veículo de comunicação. (Fotos: Divulgação)

Amigos, familiares e parceiros do Jornal Volta Grande prestigiaram o evento de comemoração dos 30 anos do Jornal, celebrado na última terça-feira (20), no auditório da Cooperja.

O Jornal Volta Grande foi criado em 25 de janeiro de 1996, na cidade de Jacinto Machado. A escolha do nome se deu em homenagem ao antigo nome do município que até a década de 1930 chamava-se Volta Grande. O jornal nasceu da necessidade de informar os acontecimentos e os estragos causados ao meio ambiente na maior enchente até então conhecida “Natal de 1995 onde morreram 3 pessoas no município e desabrigou centenas”.

No início o jornal era impresso em tamanho papel ofício (1.000 exemplares, com 8 páginas), 10 meses depois já passava para o tamanho tabloide (jornal padrão) e com circulação semanal circulando nos municípios de Turvo, Ermo, Timbé do Sul, Meleiro e Morro Grande.

Em abril de 1997, chegou a Forquilhinha, onde a Sra Amida Tiscoski passou a ser a colunista social, depois veio Marcelo Pacheco, Silmar Vieira, e os demais.
Houveram inovações em todos os anos, mas foi em outubro do ano 2000, que o jornal adotou o colorido, durante este período o jornal foi impresso em várias gráficas e cidades, até mesmo no Diário Catarinense.

E foi no ano 2000, que o jornal inaugurou sua sede própria em Jacinto Machado. Foi neste período, que o jornal se estruturou, aumentou sua circulação, contratou mais profissionais, passou a comercializar as assinaturas, buscou novos colunistas, fez divulgação e realizou eventos.

Reconhecimento estadual

Para alegria da equipe do Volta Grande, no ano de 1998, foi apontado na pesquisa do Sebrae, como o jornal mais lido na região. Em Jacinto Machado alcançou o índice de 81%. No mesmo ano, o jornal ganhou o selo Talentos Empreendedores, promovido pelo Sebrae, RBS e Quatro Rodas, sendo o único jornal do estado a ganhar o prêmio.

O jornal é filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina -  Adjori/SC, entidade que todos os anos promove uma premiação estadual aos melhores jornais do interior de Santa Catarina. O Volta Grande já figurou em diversas posições na área de publicidade e jornalismo.

O Instituto Fama pesquisas anualmente também premia o Jornal Volta Grande em vários municípios da região como o mais preferido.

2 mil jornais e 48 páginas

Atualmente o Jornal é impresso na Gráfica Soller, onde prima pela qualidade e rapidez na impressão de suas páginas. O jornal é impresso na quarta-feira a noite e na madrugada de quinta feira, já começa a ser distribuído em parte de Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha, Treviso e Siderópolis.
Outra parte vem para a região da Amesc onde circula em Jacinto Machado, Turvo, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande e Maracajá.
Várias pessoas fazem a distribuição durante toda a quinta-feira, alguns motoqueiros fazem mais de 200 km até as comunidades do interior dos municípios, onde o único jornal a chegar até o agricultor é o Volta Grande.

Equipe comprometida com o bom jornalismo garante o sucesso do Volta Grande
  • Equipe comprometida com o bom jornalismo garante o sucesso do Volta Grande (Fotos: Divulgação)



Fusão com outros jornais

Nestes 30 anos, o Volta Grande buscou vários outros jornais para parceiros, Gazeta Regional de Turvo, Portal Veneza de Nova Veneza e Foco Popular de Siderópolis.

Jornal tem leitores fora do estado e em outros países

Até pouco tempo com a ida de muitos brasileiros para outras regiões do Brasil e também para outros países, o Jornal Volta Grande tinha vários assinantes onde o jornal seguia pelo correio para Brasília, São Paulo, Florianópolis, Blumenau e Caxias do Sul, com a chegada da Internet, hoje eles folheiam o jornal pelo site do Volta Grande e pelas redes sociais.
Agora o leitor pode ler o jornal na íntegra folheando em seu computador e/ou smartphone as mais de 40 páginas que fazem parte do Volta Grande,

O novo portal www.voltagrandeonline.com.br é mais uma ferramenta, onde tem notícias em tempo real e gratuito. No exterior, os internautas que mais acessam o jornal são dos Estados Unidos, Itália e Portugal.

São milhares de seguidores no Facebook (através da página Jornal Volta Grande e no Instagram, com entrevistas em vídeos @jornalvg, onde chegamos a 50 mil seguidores e mais de 4 milhões de contas atingidas mensalmente. O Volta Grande tem, também, vários grupos de WhatsApp, onde são compartilhados os links de notícias de toda região diariamente.

Cadernos especiais

Uma tradição de sucesso do jornal são os especiais de aniversário dos municípios contando sua histórias, programações, com depoimentos, fotos e mensagens, bem como cadernos para homenagear o agricultor, motorista e outros profissionais. Semanalmente o Volta Grande publica a Musa do VG, e em todos os anos é eleita a que mais tiver votos pelo instagram.

Revista de natal

Por 11 anos seguido o jornal circula com uma revista de Natal em alto padrão editorial e gráfico. Nela tem retrospectiva, calendário, matérias especiais e mensagens especiais de Natal e Ano Novo. São 3 mil revistas impressas, onde os assinantes recebem gratuitamente, sendo também disponibilizada de forma online.

Um elo de comunicação

Para o diretor proprietário e fundador do jornal, jornalista José Mota Alexandre, a permanência do Jornal Volta Grande impresso que chega aos seus 30 anos deve-se a inúmeros fatores. “Falamos a linguagem do povo, objetiva e de fácil entendimento, abrimos espaço para a comunidade, participamos de campanhas de ajudas sociais, oferecemos informação, lazer e assuntos diversos como: política, esportes, polícia, classificados, colunistas, saúde, sociais, humor, entre outros. Nossos colunistas fazem uma aproximação entre o leitor e o jornal, seja com suas fotos sociais, sejam com seus comentários políticos e de assuntos gerais. Ajudamos a população cobrando dos políticos as obras tão necessárias para a região.” explica o diretor.

"Temos vários clientes e anunciantes, entre eles cooperativas agrícolas e elétricas, agências bancárias, prefeituras, câmaras de vereadores, hospitais, CDLs, profissionais liberais, associações, clubes, indústrias e comércios dos mais variados segmentos, que escolheram o Jornal Volta Grande como veículo de comunicação que lhes dá retorno. Estamos diariamente em 12 emissoras de rádios desde Urussanga até Torres (RS) e ao meio dia na TV Sul Catarinense, no quadro DIRETO DA REDAÇÃO DO JORNAL VOLTA GRANDE, onde divulgamos nossa marca. Sabemos do papel que exercemos, por isso nossa responsabilidade é muito maior,” finaliza Mota.

Siga-nos no Google notícias

Google News
  • O presidente do Sindejor e vice-presidente da Adjori/SC - Regional Vale e Alto Vale do Itajaí, Ailton Carlos Coelho, discursou em nome do presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, levando mensagem de felicitações ao jornal e à equipe pela exitosa trajetória e importância para o Jornalismo regional (Divulgação)

  • Três décadas comemoradas com emoção (Divulgação)

  • Dia de celebração pela trajetória reconhecida pela sociedade (Divulgação)

  • Equipe comprometida com o bom jornalismo garante o sucesso do Volta Grande (Divulgação)

Deixe seu comentário

Mais lidas