Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line é tema de Painel do 51º Congresso Estadual da Adjori/SC, que acontece de 29 a 31 de agosto, no Favorita Golden Hotel, em São José, município da Grande Florianópolis

Diante da crescente valorização dos sites noticiosos e redes sociais pelos consumidores de informação e, consequentemente, pelos anunciantes públicos e privados, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - Adjori/SC traz para o 51º Congresso Estadual o tema: Plataformas digitais como estratégia de sustentabilidade para jornais locais.

O evento acontece de 29 a 31 de agosto, no Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José, município da Grande Florianópolis.

Palestras e debate sobre como melhorar a performance no ambiente virtual vão ocupar parte da programação que traz, ainda, o balanço do 1º Programa de Capacitação promovido pelo Núcleo Digital da Adjori/SC, que objetiva promover o aprimoramento das 90 empresas de comunicação associadas, que atuam em multiplataforma.

A meta do programa é atingir 20 milhões de páginas vistas/mês pela Rede Catarinense de Notícias On-line da Adjori/SC. A palestra de abertura será Estratégia digital para sites jornalísticos, com o professor e estrategista digital Marcello Natale.

PAINEL 

Uma esperada atração é o Painel:  Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line, que vai reunir especialista com Google, SITE ON, JP do Whats e Jornal Razão, com mediação de Everton Palaoro, diretor do Núcleo Digital da Adjori/SC

O Painel tem início com a apresentação Ferramentas de IA do Google para jornalistas, feita pelo jornalista Augusto Conconi (Google News Initiative). Na pauta: Gemini, NotebookLM e Pinpoint e como tais ferramentas podem ajudar na produção de reportagens, desde a transcrição de entrevistas até a organização e busca de dados em documentos. Serão apresentadas as funcionalidades de cada ferramenta e como elas podem otimizar o trabalho, economizar tempo e trazer novos ângulos para reportagens.

 

Saiba mais sobre os palestrantes 

Augusto Conconi (Google News Initiative) - Jornalista com dez anos de experiência em redação, atua como instrutor no Google News Initiative. Também é fundador da The Journalism Company e cofundador do Nota Edu. Teve passagens pela Folha de S.Paulo, Jovem Pan, VEJA e pelo O Estado de S. Paulo. Formado em Jornalismo pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e Produção Multimídia pela FIAP.

João Paulo Borges - JP do Whats - Referência nacional no uso estratégico do WhatsApp.  Há quase uma década, ele se dedica ao estudo da comunicação pelo WhatsApp e se consolidou como uma das principais referências no país no uso do aplicativo como ferramenta de engajamento e relacionamento estratégico. Desde 2019, compartilha esse conhecimento em palestras e workshops, mostrando como o app mais popular do Brasil pode ser aliado de marcas, instituições e lideranças na aproximação com o público.

Com 19 anos de experiência em comunicação política, institucional e empresarial, o especialista defende que diálogos simples podem se transformar em estratégias eficazes de relacionamento direto, humanizado e de alto impacto. Formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), é considerado pioneiro no marketing conversacional e na mobilização digital pelo WhatsApp.

Em 2024, foi um dos destaques do RD Summit, maior evento de marketing, vendas e e-commerce da América Latina, onde palestrou para quase 5 mil pessoas. Desde 2016, já realizou mais de 70 apresentações presenciais e on-line, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas.

Autor de oito artigos publicados no portal Comunique-se, também participou de eventos globais da Meta, como o WhatsApp Business Summit, ao lado de líderes como Guilherme Horn, head do WhatsApp no Brasil. É autor do livro Comunicação Estratégica no WhatsApp: como transformar conversas em resultados.

Tags

  • Google
  • Jornalismo