A homenagem foi concedida durante solenidade realizada nesta quarta-feira (23), no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em comemoração aos 80 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral no estado

O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, recebeu, em nome da entidade, o Certificado de Mérito Eleitoral entregue pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A homenagem foi concedida durante solenidade realizada nesta quarta-feira (23), no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em comemoração aos 80 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral no estado.

A vice-presidente regional da Adjori/SC na Grande Florianópolis, Daiane Rodrigues, e a 1ª secretária, Margarete Paim, também participaram do evento.

A cerimônia foi promovida pelo TRE-SC em parceria com o TJSC, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki. Ao todo, foram entregues 60 homenagens a entidades parceiras e pessoas que colaboraram com a consolidação da Justiça Eleitoral catarinense. A Adjori/SC foi uma das organizações reconhecidas por sua atuação na promoção da informação responsável e no fortalecimento da democracia por meio da imprensa regional.

O Certificado de Mérito Eleitoral entregue à Adjori/SC faz parte de uma série de reconhecimentos concedidos a instituições que integram o Gabinete de Pronta Resposta (GPR), estrutura de cooperação que atua em situações críticas durante o processo eleitoral. Além disso, servidores ativos, requisitados, aposentados e ex-presidentes do TRE-SC também foram homenageados.

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932 e extinta em 1937, durante o Estado Novo. Sua reinstalação em Santa Catarina ocorreu em 7 de junho de 1945, após a promulgação da chamada Lei Agamenon, que restaurou a Justiça Eleitoral como órgão do Poder Judiciário.

Durante a solenidade, foi lançado o Selo Comemorativo aos 80 anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral. O evento contou ainda com a assinatura de um termo de cooperação entre o TRE-SC e o TJSC, que prevê a utilização de espaços dos fóruns estaduais pelos cartórios eleitorais.

A mesa de honra foi presidida pelo desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC. Também participaram autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Polícia Militar, OAB-SC e outras instituições civis e militares.

A homenagem à Adjori/SC reforça o papel da imprensa regional como aliada das instituições democráticas e da Justiça Eleitoral, especialmente em períodos eleitorais, quando a informação precisa e acessível se torna fundamental para o exercício da cidadania.

Tags

  • Santa Catarina