Pesquisa da Associação Latino-Americana de Publicidade mostra que público do Festival deu notas acima da média para o Painel 'Jornal, do Papel à Multiplataforma'

 O painel coordenado pela Adjori Brasil no 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado mereceu destaque na pesquisa sobre o desempenho dos painéis durante o Festival, realizada pela Qualidata Pesquisas e Ações Estratégicas. De acordo com informação da Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP), o Painel "Jornal, do Papel à Multiplataforma", teve 57% de conceitos ótimo e bom, 25% de regular e 18% de ruim ou péssimo, bem acima da média das outras apresentações e painéis, aprovados por 47% do público do evento internacional, realizado em junho do ano passado.

A apresentação feita pelo diretor Editorial da Adjori Brasil, Fernando Bond, representando o presidente da entidade nacional, Miguel Ângelo Gobbi, também mereceu destaque em artigo publicado pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Assinado pelo publicitário e conselheiro da ALAP Alberto Meneghetti, o texto afirma que "o relato do diretor da Associação dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori/BR), Fernando Bond, foi emblemático. Segundo Fernando, existem hoje cerca de quatro mil títulos de jornais circulando para 165 milhões de brasileiros, na contramão de quem acredita que o mundo virou totalmente digital".

Ao lado da Associação Mundial de Jornais (WAN) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional dos Jornais do Interior (Adjori Brasil) coordenou o Painel "Jornal, do Papel à Multiplataforma", no primeiro dia do Festival Mundial de Publicidade de Gramado (RS). O jornalista Fernando Bond, revelou à plateia um cenário em que os 600 Jornais filiados à Adjori Brasil "avançam no futuro, porém sem ainda enfrentar os sérios problemas de queda nas tiragens impressas enfrentadas pela chamada Grande Imprensa".  Na apresentação da entidade, Bond mostrou que por meio de Sistemas, Cadastro e Ação Editorial integrados, os Jornais do Interior "vivem a realidade da Multiplataforma, com impresso sólido, portais (sites) e agora entrando de forma firme e veloz na era da webtv - inclusive com a implantação de telejornais diários, com a cobertura e circulação local, exclusiva".

Pela Associação Mundial de Jornais (WAN) a apresentação foi feita pelo jornalista Larry Kilman, secretário da WAN para a América Latina/França. O diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, fez a mediação do painel, do qual participou também a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle. Kilman - que chegava de um Congresso mundial de Jornais realizado semana passada em Washington (EUA) - fez uma apresentação rica em números pelo planeta, que revelam que "cada vez mais pessoas leem jornal no mundo, em todas as plataformas". Já Pedreira, que fez um balanço do painel, ressaltou a importância do Conteúdo de qualidade "que tem origem no Jornal" e também do chamado "hiperlocalismo" (cobertura e circulação local) praticado "pelo Jornal do Interior, que está perto dos seus leitores e atende suas comunidades".

Na sua apresentação, Fernando Bond mostrou que "os Jornais do Interior, por meio da Adjori, há muito tempo vêm se preparando para este momento da Comunicação mundial e nacional, em que não existem mais leitores, ouvintes, telespectadores, ou internautas - mas sim consumidores de notícias, em diversas plataformas". Lembrou que o tema do Festival Mundial da Propaganda "Ou você muda. Ou mudam você" na verdade "significa um alerta aos Jornais do Interior que vem sendo feito há alguns anos e por isso a Adjori prepara e aprimora permanentemente seus filiados para a implantação de Sistemas (da Redação à Circulação), Cadastros Integrados e também da Agência Adjori de Jornalismo, que proporciona uma Ação Editorial nacional e estadual em rede, transformando os Jornais do Interior num grande veículo de Comunicação para o Brasil".