O desafio de adaptação às plataformas móveis e a constante busca por qualificação profissional foi tema central do 24º Congresso Adjori-PR, que reuniu 53 veículos do Paraná e de outros estados da federação, de 20 a 22 deste mês, em Foz do Iguaçu
A programação do encontro abriu espaço para debates, painéis e oficinas além da visitação às novas atrações do Complexo Turístico Itaipu (CTI), o Porto Kattamaram.
No evento, o presidente Adjori/PR, Nilton Pabis, reforçou a necessidade do associativismo, divulgando as iniciativas para buscar estratégias comerciais e editoriais adaptadas ao novo momento do jornalismo, incluindo a formação de um cluster de notícias, para o incremento da produção do jornal, como a criação da Rede Paraná, encarte veiculado em todos os jornais associados, que traz notícias econômicas e de empreendedorismo sobre o estado. A experiência exitosa da Adjori/SC e sua mobilização para trazer de ferramentas tecnológicas, visando aprimoramento da gestão do conteúdo e administração dos veículos também ganhou importância no evento.
"O que a gente consegue absorver nestes encontros, pelas experiências dos municípios, estados e realidade mundial, é que tendência da valorização do jornal, que verdadeiramente dialoga com a comunidade. Sendo assim, precisamos aproveitar este momento para crescer e participar da entidade para alavancar nossos projetos e produtos", destaca Pabis.
O governador do Paraná, Beto Richa, que foi representado pelo jornalista Paulino Viapiana, atual secretário de Estado da Comunicação Social, em discurso e na mesa redonda que participou com dirigentes dos jornais deixou claro que é vital para o estado do Paraná a consolidação de uma rede de comunicação.
"Nesse momento em que o Paraná assumiu a 4ª posição como a maior economia do país, é importante que as pessoas conheçam o que o estado está fazendo, qual o seu papel e qual o papel da iniciativa privada nesse processo de desenvolvimento. A Rede está alinhada com essa política do Governo do Paraná, porque nós queremos trabalhar justamente com grandes redes de comunicação, e não falo especificamente de um veículo com grande estrutura, mas sim de muitos veículos, concatenados, em cadeia, e formando uma grande corrente", explica o secretário de Comunicação Social, Paulino Viapiana.
Ele destacou que a política de comunicação social do governo, na área digital, a partir de 2016, é fazer do Paraná uma grande rede de meios comunicação, interligando portais, rádios e TVs, para comunicar as ações e decisões do estado, e a iniciativa da Adjori-PR chega para complementar estas ações.
Este encontro foi considerado fundamental para que os jornais locais se conscientizem da importância de unificação em uma única voz. "Nós da Adjori Brasil atingimos 265 milhões de brasileiros, por meio dos nossos veículos, justamente quando o localismo ganha importância no mundo. Por esta razão, não podemos mais perder tempo. Ou nos integramos em rede rapidamente, ou perderemos a nossa hora e a nossa vez", ressaltou em seu discurso o presidente da Adjori Brasil, Miguel Ângelo Gobbi.
O painelista Luiz Fernando Bond, diretor editorial da associação, revela que o número de jornais do interior do Paraná representa uma grande oportunidade para a constituição da Rede Nacional da Adjori Brasil, uma vez que o estado tem uma economia forte e entidades representativas do comércio, da agricultura e da indústria, podendo viabilizar diversas parcerias institucionais.
"Mas para isso, os jornais precisam de ferramentas tecnológicas de gestão e informática, que otimizem o trabalho desde a redação, passando pelos portais, comercial, assinaturas, edição e circulação. A partir daí a Adjori-PR passa a ser uma entidade de vanguarda preparada para enfrentar esta revolução digital", analisa.
O apresentador e comentarista do telejornal "Band Cidade", da Band TV Curitiba, José Wille, foi convidado para falar justamente sobre a reinvenção do jornalismo impresso. De acordo com ele, a tendência é que os jornais do interior cresçam, pois quando grandes grupos de comunicação fortes na capital entram em crise, com cortes e demissões, o jornal interiorano sobressai.
"Ninguém faz melhor o trabalho da região do que quem está presente no local e fala a linguagem das pessoas, trazendo assuntos de interesse específico da comunidade. Foi uma surpresa positiva vir a esse evento e ver veículos focados e com essa visão estratégica de melhorar a conectividade e formatar seus negócios em cooperação", destaca Wille.
Premiação
A cerimônia de premiação e entrega do Troféu Araucária, realizada no dia último dia 21, aconteceu no restaurante do complexo turístico, após passeio de barco no reservatório hidrelétrica, oferecido pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que participou da abertura do evento, dia 20.
Adjori-PR recebe apoio para a realização do 24º Congresso
Este ano o 24º Congresso Adjori-PR foi realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, reconhecido por possuir uma das melhores infraestruturas da cidade e alta gastronomia, classificado pelo Trip Advisor como um dos melhores resort para família na América Latina.
O evento contou com o apoio da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta; do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e da Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu. Anfitriões locais também apoiaram o Congresso da Adjori PR: a mais importante e conceituada revista da cidade de Foz do Iguaçu, a 100 Fronteiras, que promoveu seu já tradicional "Diálogos 100 Fronteiras, no auditório do Recanto Cataratas, e o comunicador e escultor Heitor Fernandes, que expos suas peças metálicas no saguão do resort.
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