O exercício do jornalismo requer liberdade; o exercício da magistratura requer independência. Juizes e jornalistas são dois importantes atores sociais e a atuação de ambos é essencial para a construção de uma sociedade justa, humana e pluralista, fundada no estado de Direito e nos princípios do trabalho, da igualdade de oportunidades e da valorização da pessoa humana.

A comunicação entre essas duas instituições, entretanto, nem sempre é produtiva em razão das particularidades e especificidades de cada atividade. Por isso, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) promoverão, em 11 de abril de 2013, no Lang Palace Hotel, em Chapecó, o Seminário de Integração Judiciário & Imprensa.

A realização desse evento foi definida nesta semana pelo presidente da AMC, juiz Sérgio Luiz Junkes,com o diretor regional oeste da ACI, Marcos A. Bedin, em reunião da qual também participaram os magistrados Ermínio Darold, Jefferson Zanini e Rafael Sândi. O seminário reunirá juizes, jornalistas dos veículos de comunicação e assessorias, acadêmicos de jornalismo e direito. A programação será definida em janeiro.

O evento faz parte do plano de ação definido pelo presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon.