Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo integra indústria e imprensa
-
Vencedores nas principais categorias do Prêmio Sistema Fiesc de Jornalismo: Iuri Grechi, da Ric Record, com o certificado, ao lado de Douglas Saviato (dir.) e Cléia Schmitz (Fotos: Camila Chiodi/AdjoriSC)
Cléia Schmitz levou o prêmio principal na categoria Texto, e equipe da Ric Record Florianópolis venceu na modalidade Audiovisual
Os profissionais e estudante autores das seis reportagens que se destacaram na edição 2012 do Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo foram homenageadas nesta sexta (23), durante a reunião da diretoria da entidade, em Florianópolis. Entre os profissionais, os vencedores foram a repórter Cléia Schmitz (Revista Empreendedor), na categoria Texto, e Iuri Grechi (Ric Record Florianópolis), que conquistou o prêmio na categoria Audiovisual. Douglas Saviato Medeiros, da Faculdade Satc, foi o vencedor da categoria destaque acadêmico. Este ano, o Prêmio teve 79 inscrições.
"Este é, sem dúvida, o principal prêmio da imprensa catarinense", disse o jornalista Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), entidade parceira na realização do Prêmio, juntamente com o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Criado em 1985, o Prêmio Sistema FIESC de Jornalismo tem o propósito de reconhecer e valorizar os profissionais e empresas de comunicação social. A proposta é incentivar a pesquisa e a divulgação de dados sobre a economia industrial catarinense e seus aspectos sociais, tecnológicos e políticos. "A indústria catarinense sempre nos proporcionou boas histórias de empreendedores, que inspiram. Mas também têm nos pautado com grandes causas, comuns a todo o Brasil, como infraestrutura e educação", elogiou Cléia Schmitz, que concorreu com a reportagem "Ponto Crítico", sobre a influência da educação na competitividade nacional.
Na visão do presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, a imprensa e a indústria podem trabalhar em conjunto para o bem de Santa Catarina. "Queremos um desenvolvimento mais rápido e harmônico, com frutos para toda a população. E as avaliações imparciais e críticas são fundamentais para a melhoria das ações do Sistema FIESC", enfatizou.
A reportagem "O avanço dos tablets" - de autoria de Iuri Grechi, com produção de Camila Spolti Pereira, imagens de Rildo Medeiros e Nelson Moraes e edição de Regiane Salla, equipe da Ric Record, de Florianópolis - mostrou indústrias de desenvolvimento de aplicativos para tablets, assim como novas possibilidades de uso e ganhos para empresas e consumidores.
Vencedora da categoria Destaque Acadêmico, a reportagem "Bairro Próspera desponta como eldorado criciumense", do estudante Douglas Saviato Medeiros, da Faculdade Satc (Criciúma), mostra a atividade na construção civil e no comércio da região, com impactos na comunidade local.
Outros três trabalhos receberam certificado de Menção Honrosa. Na categoria Texto, os destaques especiais foram a reportagem "A corrida da indústria para o varejo", de Daniela Pereira, do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, e a matéria "Busscar - glória, agonia e esperança", do jornal A Notícia, de Joinville, produzida por Marina Andrade, Cláudio Loetz, Larissa Guerra, Maellen Muniz e Vandré Kramer. Na categoria Audiovisual, a menção honrosa foi conferida ao trabalho "Estiagem no Oeste", produzida por Giovana Perine, à época na RBS TV, de Florianópolis.
A Comissão Julgadora foi composta pelo jornalista e pesquisador de comunicação Aldo Schmitz, pelo jornalista Euclides Lisboa, pelo presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/SC), Paulo Roberto de Jesus, pelo vice-presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Roger Bittencourt, e pelo presidente dos sindicatos dos jornalistas de Santa Catarina, Valmor Fritsche.
Os vencedores nas categorias Texto e Audiovisual receberam prêmio de R$ 12 mil cada. O Destaque Acadêmico foi premiado com um tablet iPad 3G com acessórios.
Deixe seu comentário