Eventos em Araranguá e Criciúma reuniram o secretário regional, deputados, prefeitos, vereadores, empresários e associados da Adjori-SC para discutir temas de interesse das comunidades catarinenses

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC iniciou na segunda-feira, dia 11, uma série de encontros regionais, cobrindo todo o território catarinense. Os eventos têm por objetivo ouvir lideranças políticas e empresariais sobre os desafios de 2013.

Em Araranguá, o evento que teve como anfitrião o vice-presidente da entidade, Valmoci de Souza , resultou numa grande interação entre os jornais e os gestores públicos e possibilitou levantar os principais desafios de 2013. Para os prefeitos, a maior preocupação é a queda no repasse do Fundo de Participação Municipal – FPM e a possibilidade de um recuo no recolhimento do IPTU, principal imposto municipal, diante das dificuldades financeiras da população. 

Na oportunidade, os deputados estaduais, José Milton Scheffer e Manoel Mota solicitaram apoio da imprensa do interior para duas importantes áreas de interesse do Estado. A primeira, levantada por Scheffer, trata da campanha Saúde +10, que visa recolher assinaturas para transformar em Lei a obrigatoriedade de repasse pelo Governo Federal de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Saúde. Já Mota salientou a importância da aplicação de recursos financeiros pelo Governo Estadual na obra da rodovia Interpraias, no Sul do Estado, que irá permitir grande movimentação turística na região.

Também estiveram presentes nesta reunião, o secretário regional, Heriberto Afonso Schmidt, os prefeitos de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, e de Sombrio, Zenio Cardoso, o presidente da Câmara de Praia Grande, Manuel Melo e o vereador de Araranguá, Geraldo Mendes. Todos ressaltaram o valor da imprensa local, que traduz a voz e o olhar do povo, promovendo o desenvolvimento das cidades do interior.
Estiveram presentes, proprietários e diretores dos jornais de Maracajá/Forquilhinha (Volta Grande), Araranguá (Impresso do Vale), Passo de Torres (Nortesul), Turvo (Jornal do Sul), Balneário Arroio do Silva (Gazeta do Arroio) e São João do Sul (Informativo Regional).

Em Criciúma, o encontro aconteceu na Associação dos Municípios da Região Carbonífera - AMREC, e contou com a presença de empresários, que reforçaram a importância da imprensa local na valorização dos seus empreendimentos. Participaram do evento, jornais de Criciúma (A Palavra, A Realidade, Folha dos Municípios), Cocal do Sul (Jornal Atual) e Urussanga (Jornal Panorama), associados da Adjori-SC. A  coordenação dessa etapa coube ao jornal A Palavra. 

Jornais
Num segundo momento dos encontros, proprietários e diretores dos jornais regionais expuseram suas dúvidas e discutiram novas possibilidades de aprimoramento.
Segundo o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, ”é importante estar preparado para o avanço tanto tecnológico como o de gestão de mercado. Será indispensável qualificação profissional e amplo conhecimento do produto para se tornar ou se manter líder em cada região”.

Abrangência
Na região Sul, a Adjori –SC possui 35 associados, em 17 cidades sede, cuja tiragem somada alcança 78 mil exemplares, atingindo uma população de mais de 600 mil pessoas.

Agenda

Os encontros prosseguem nesta terça-feira em Braço do Norte e em Tubarão. Na quinta, acontecem em Brusque e em Blumenau.