A importância do uso correto da língua portuguesa e de um bom texto para o jornalista foram temas da palestra de abertura da 2º Jornada Adjori/SC de Jornalismo, feita pela escritora Maria Tereza Piacentini na sexta-feira, 23, em Videira. A autora falou sobre seu livro Não tropece na língua – Lições e curiosidades do português e as qualidades fundamentais para escrever bem.

Segundo Tereza, um bom texto precisa ter harmonia. O jornalista não deve escrever sempre na ordem direta, e frases curtas devem ser alternadas com frases longas. Clareza, concisão, coerência, coesão e correção são elementos necessários para um bom texto. 

A escritora também citou as características básicas de um jornalista: conteúdo e curiosidade. Não basta apenas escrever com correção gramatical e clareza, é preciso conhecer o assunto, e sem curiosidade isso não é possível.

Tereza encerrou a palestra ressaltando que o aprendizado da língua é contínuo, feito por toda a vida. Após o fim das palestras da noite, houve sessão de autógrafos do livro Não tropece na língua – Lições e curiosidades do português.