A uma semana do início da coleta de informações para o Censo 2010, o IBGE realizou, nesta semana, um seminário sobre o Censo especialmente voltado para os jornalistas de todo o Brasil. O evento ocorreu no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI, Rio de Janeiro e foi transmitido via satélite para todas as unidades do IBGE, localizadas nos 27 estados brasileiros. Participaram o presidente do Instituto, Eduardo Pereira Nunes, a diretora de Pesquisas, Wasmália Bivar, a coordenadora operacional do Censo, Maria Vilma Salles Garcia, e outros diretores e pesquisadores envolvidos no Censo.

O seminário detalhou a operação censitária, a sua importância para o país, as inovações tecnológicas, as novidades do questionário e demais aspectos do Censo. Os jornalistas presentes puderam fazer perguntas aos palestrantes e receberam exemplares do “Guia do Censo 2010 para Jornalistas”, elaborado pelo IBGE.

 A versão do Guia em pdf já disponível na Sala de Imprensa do site do instituto, no http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/ .

O primeiro Censo Demográfico do século 21 começa a partir de 1º de agosto. É a maior operação coletiva realizada no país, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os 58 milhões de domicílios do país. Tudo com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo: quantos e como somos e de que forma vivemos. Seus resultados vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada.

O Censo, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década. No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena.Outra novidade é que, pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido também pela Internet.

Mas, para que o IBGE consiga tirar a “fotografia” mais nítida possível do Brasil, é preciso informar o público em geral sobre a importância de abrir as portas aos recenseadores – com segurança – e de que forma os resultados da pesquisa contribuirão para o exercício da cidadania.

Vale lembrar que não é só o Brasil que vai realizar o Censo em 2010.

A população mundial vai ser praticamente recontada nos próximos dois anos: mais de 70 países estão realizando seus Censos neste ano, e em 2011 outros 50 países farão o mesmo.