Especialistas falaram da importância da qualidade do conteúdo na Jornada Adjori/SC de Jornalismo, que ocorreu em Videira

A convergência entre as mídias impressa e digital foi o principal tema da 2ª Jornada Adjori/SC de Jornalismo, que reuniu em Videira, no último final de semana, 88 profissionais e 26 jornais associados. Jornalistas e proprietários, por meio de palestras e oficinas de capacitação, puderam aprender como adaptar seus produtos jornalísticos às mudanças geradas no mercado pela internet e as novas mídias. Também foi discutido o panorama do mercado de comunicação local, com depoimentos dos associados.

Na sexta-feira, 23, João Debiasi, diretor de Novas Mídias da Secretaria de Estado da Comunicação, abriu a Jornada com a palestra "Panorama do uso de Novas Mídias na Secom-SC”. Debiasi alertou aos jornalistas da existência de uma “revolução silenciosa” que pode ameaçar a existência dos jornais. Sobreviverão aqueles que se adaptarem e inovarem com uso das redes sociais e melhorarem a qualidade dos veículos impressos.

A importância do uso correto da língua portuguesa e de um bom texto para o jornalista foram temas da palestra da escritora Maria Tereza Piacentini na sexta-feira, 23. A autora falou sobre seu livro Não tropece na língua – Lições e curiosidades do português e as qualidades fundamentais para escrever bem. Após as palestras da noite, houve sessão de autógrafos do livro.

Conteúdo e credibilidade
O jornalista Paulo Carneiro, que foi vice-presidente do Diário de Guarulhos e editor-executivo do Diário do Grande ABC, falou sobre os diversos tipos de texto no jornalismo e as tendências em comunicação nos Estado Unidos, Europa e Brasil. Na contramão do mercado, o megainvestidor Warren Buffett investiu 300 milhões de dólares na compra de jornais impressos. Segundo Carneiro, a globalização deixou os veículos locais em situação privilegiada. Ele citou o presidente do jornal espanhol El País, que acredita que, no futuro, os jornais serão apenas locais ou globais. O bem maior de um jornal é a sua credibilidade.

A integração entre as mídias e as maneiras de se fazer jornalismo de qualidade na web foram temas das palestras do professor Rafael Hoff. “Jornais hoje são empresas jornalísticas onde a informação é o principal produto, não importa o meio”, disse Hoff. Neste cenário, é fundamental que o jornalista tenha conhecimentos em publicidade e marketing. O principal diferencial das empresas é o conteúdo. O professor também ministrou oficina de capacitação para webdesigners e sobre Tecnologia da Informação aliada ao jornalismo.

O ciclo de palestras da Jornada Adjori/SC de Jornalismo encerrou no domingo com o publicitário Guilherme Decka, diretor Regional Oeste-Planalto Serrano do Sinapro/SC. Decka falou sobre como estreitar a relação da mídia regional com as agências de publicidade. Ele também ressaltou a importância do conteúdo de qualidade para o mercado publicitário.