Confira os melhores momentos do Encontro Estadual da Adjori Sergipe
-
(Fotos: )
Abertura oficial com autoridades, proprietários de jornais e almoço com o Secretário de Comunicação marcaram a jornada.
A associação dos Jornais do Interior de Sergipe – Adjori-SE promoveu, nos dias 21 e 22 de fevereiro, o 1º Encontro Estadual da Adjori Sergipe, reunindo associados das mais diferentes regiões do Estado. Presentes, também, lideranças da Adjori Brasil – Associação Nacional dos Jornais do Interior – integrada por Adjoris dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe e Rondônia.
Confira os melhores momentos do evento (fotos abaixo)
Abertura – dia 21, sexta-feira
O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos jornais que circulam nos mais diferentes municípios do Estado de Sergipe marcou a abertura do 1° Encontro Estadual da Adjori SE, realizado na sexta-feira, dia 21, no Hotel Real Classic, na Nova Orla da Praia de Atalaia, em Aracaju . O evento reuniu mais de oitenta pessoas, entre autoridades e personalidades convidadas e empresários e profissionais de imprensa ligados a jornais associados à Adjori Sergipe e a outras Adjoris estaduais.
Todos os pronunciamentos da noite destacaram a importância do jornal local. “ É o jornal local que “dá voz a quem não tem voz, que faz o elo entre o poder público e a sociedade. que trata das demandas da comunidade”, proferiu o presidente da Adjori Brasil, Miguel Gobbi.
Para a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães, é preciso apoiar esses empreendimentos jornalísticos “que tem fundamental importância nas comunidades em que circulam”.
Os pronunciamentos das autoridades e lideranças presentes também destacaram o empenho e a garra do presidente da Adjori Sergipe, Claudio Vasconcelos, para unir e fortalecer o setor. Bosco Costa, presidente do Detran, no ato representando o governador Jackson Barreto, destacou o papel da imprensa para levar informação e cidadania às comunidades interioranas.
2015 - O jornalista Hugo Julião, representando o Convention & Visitor Bureau de Aracaju/Sergipe manifestou o total interesse do Bureau em trazer para a capital sergipana, em 2015, mais um Encontro Nacional dos Jornais do Interior, que pode reunir mais de 400 proprietários e diretores de empresas jornalísticas de todas as regiões do Brasil.
União – O vereador Roberto Moraes, da Câmara Municipal de Aracaju, recomendou aos presentes continuarem unidos e perseguirem seus objetivos com determinação e fé.
Presenças: Bosco Costa, presidente do Detran, no ato representando o governador Jackson Barreto, deputada Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a primeira mulher a assumir o Poder Legislativo no Estado; vereador Roberto Moraes, da Câmara Municipal de Aracaju, secretário de Comunicação da Capital, André Carvalho, representando o Prefeito de Aracaju; jornalista Hugo Julião, representando o Convention & Visitor Bureau de Aracaju/Sergipe; jornalista Antonio Neto, representando o senador Eduardo Amorim; radialista Fernando Cabral, secretário de política sindical, representando a Federação dos Radialistas;
Adjoris – Além do presidente da Adjori Brasil e presidente da Adjori/Santa Catarina, Miguel Gobb, marcaram presença o presidente da Adjori Paraná, Nilton Pábis, o vice-presidente , Sérgio Jonikaites, que também é vice-presidente da Adjori Brasil, e o diretor Carlos do Vale; Marcelo Wreggi, vice-presidente da Adjori São Paulo; e o presidente da Adjori Alagoas, Arnon Andrade.
Debates – dia 22, sábado
O encontro prosseguiu no sábado, dia 22, com palestras e debates sobre o cenário da imprensa do interior no Estado de Sergipe e as experiências das Adjoris de outros Estados em direção à melhoria e fortalecimento dos jornais do interior.
Cada jornal participante do encontro, expôs as características de suas respectivas publicações, as maiores dificuldades e principais demandas na gestão de seus negócios.
Força às Adjoris - Em sua palestra, o presidente da Adjori Brasil, Miguel Gobbi,mostrou que o futuro dos jornais do interior pode ser muito promissor, se todos estiverem unidos em torno de suas entidades representativas. "Adjoris fortes vão resultar
em jornais associados fortes e Adjoris fortes e unidas em torno da ADJORI BRASIL
vão resultar em jornais associados ainda mais fortes" Gobbi lembrou que por meio de suas afiliadas, a ADJORI BRASIL congrega cerca de 600 jornais associados, responsáveis pela informação que chega diretamente a cerca de dois mil municípios brasileiros.
Experiências - Os profissionais da Adjori Santa Catarina, que atuam também na Adjori Brasil, falaram sobre experiências bem-sucedidas que podem ser aplicadas pela Adjori Sergipe. A jornalista e diretora Institucional da Adjori SC, Rita Lombardi, falou sobre os aspectos institucionais. " É preciso fornecer ao mercado, que são os governos, os parlamentos, as empresas, as agências de publicidade, e à sociedade civil organizada, informações consistentes sobre cada jornal, sua tiragem, abrangência e importância nas comunidades em que circulam".
Márcio Manoel de Oliveira comentou sobre as vantagens de ter um Operação Comercial Unificada, para atendimento aos grandes clientes, como por exemplo os Governos Estadual e Federal "Cada jornal terá mais tempo para cuidar da Redação, da Administração, da Venda local, da Distribuição, deixando conosco a parte mais burocrática", observou ele. Disse, porém, que para isso, é preciso que a Adjori Brasil disponha de um cadastro completo, com todos os dados do jornal e que cada jornal manenha a sua regularidade de circulação.
Agência de Notícias - Já o jornalista e diretor Editorial da Adjori SC, Fernando Bond, abordou a importância da Ação Editorial para mostrar força junto a clientes e governos. Bond expôs a experiência da Agência Adjori de Jornalismo, que é responsável pela produção e distribuição de notícias a todos os associados à Adjori Santa Catarina. " Uma mesma notícia, circulando em todos os jornais associados, independentemente da periodicidade do jornal, tem um impacto muito forte", ressaltou Bond. Ele destacou ainda a necessidade de "clipar" esse material para mostrar para as fontes de notícia. O jornalista comentou ainda sobre a Rede Catarinense de Notícias, um grupo de jornais que veicula, semanalmente, uma página informativa com notícias de interesse estadual.
Portais - Complementando a Ação Editoral, a jornalista Rita Lombardi falou sobre os portais de notícias das Adjoris. Atualmente, além do portal da Adjori Brasil, estão no ar sites noticiosos da Adjori SC (desde 2003), e das Adjoris de Sergipee do Paraná. As demais jestão com o site em estruturação.
Exemplo de sucesso - Encerrando as apresentações, o proprietário do Jornal Metas, de Gaspar/SC, falou sobre sua trajetória e como se tornou o mais premiado jornal do interior do Estado, conquistando por quatro anos consecutivos o Troféu Pena de Ouro do Jornalismo, premiação máxima conferida aos melhores do ano pelo concurso jornalístico da Adjori SC.
Encerramento com homenagens -
Ao final da jornada de palestras e debates, que se estendeu até as 14h, o presidente da Adjori Sergipe, Cláudio Vasconcelos, agradeceu a presença de todos. Emocionado pelos aplausos e pelo reconhecimento quanto ao êxito do evento, Vasconcelos prestou homenagem aos seus colaboradores mais diretos e aos convidados da Adjoris de outros estados com a entrega de um brinde alusivo ao Estado.
Almoço com o secretário -
Encerrada a pauta técnica, os participantes do encontro da Adjori Sergipe foram recepcionados pelo secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, no restaurante Capital Itália.
Com Laércio -
No Hotel Real Classic, local do evento da Adjori Sergipe, lideranças da Adjori Brasil recepcionaram o deputado federal Laércio de Oliveira (hoje no SDD - Partido Solidariedade). Além do cenário da imprensa interiorana em todo o Brasil, o bate-papo girou em torno da situação política e econômica do país.
Domingo de turismo -
Um city tour, encerrado com almoço em restaurante típico, na Orla de Atalaia, completou a programação.
Deixe seu comentário