Iniciativa inédita em todo o país, o selo do CCJ atesta a regularidade de circulação de jornais editados em Santa Catarina

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC já cadastrou e certificou 100 mil edições de jornais catarinenses, por meio do CCJ – Cadastro Catarinense de Jornais.

Criado em 2002, graças ao convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o CCJ tem por objetivo certificar a regularidade de circulação dos periódicos editados em Santa Catarina, associados ou não à Adjori/SC.

A Associação registra as edições dos jornais em um banco de dados informatizado, numera cada uma delas e as envia à Biblioteca Pública estadual, onde passam a integrar o acervo de jornais que circulam no Estado. Os jornais que entregam suas edições para o Cadastro, comprovando o número de edições no mês de acordo com sua periodicidade, podem usar o selo CCJ e recebem um certificado de regularidade de circulação.

Chancela valiosa
O certificado do CCJ tem sido valioso para o mercado publicitário, pois agências e anunciantes têm um instrumento a mais para avaliar a seriedade e confiabilidade do veículo de comunicação.

“Os jornais que ostentam o selo do CCJ são publicações que têm compromisso com seus leitores, com sua comunidade e com a história da imprensa catarinense”, acentua o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi.

“O objetivo da Adjori/SC com essa iniciativa “, prossegue Gobbi, “ é justamente distinguir as publicações que atuam com regularidade no mercado daquelas que aparecem em momentos oportunos, visando apenas ganhos políticos ou financeiros”.

Segundo o presidente da Adjori/SC, o selo do CCJ estampado no jornal é prova de respeito e credibilidade, atestados por uma entidade que construiu seu nome ao longo de mais de 30 anos de atuação em prol da união e fortalecimento da imprensa local catarinense.