40 Anos da Adjori/SC: A importância da imprensa regional, segundo a Ocesc
-
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Luiz Vicente Suzin, (Fotos: )
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Luiz Vicente Suzin, parabeniza o pioneirismo e a trajetória da Associação
O advento do 40º aniversário de fundação da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) precisa ser saudado como reflexo do estágio de aperfeiçoamento e maturidade que atingiu a imprensa regional barriga-verde. Apesar dos efeitos da crise econômica e das disruptivas mudanças e transformações que atingiram, nos últimos anos, o setor de comunicação, os jornais demonstraram enorme capacidade de adaptação e reciclagem.
Em Santa Catarina, a Adjori e outras entidades associativas do setor, contribuíram para o fortalecimento dos meios de comunicação de massa de atuação, cobertura e circulação regional, em áreas territoriais definidas por critério geopolíticos, por características culturais ou pela natureza da ocupação econômica. O Estado é um exemplo emblemático ao conquistar a condição de grande polo de comunicação social do País, status corroborado pelo número de profissionais dedicados aos ofícios do amplo espectro da comunicação - jornalistas, radialistas, relações públicas, publicitários e empresários de comunicação.
As empresas jornalísticas de pequeno, médio e grande porte atendem demandas locais e regionais para oferecer notícias da multifacetada atualidade regional. Nessa atividade valoriza-se a riqueza e a pluralidade da vida econômica, cultural e política dessas regiões e, simultaneamente, consolidou-se o hábito da leitura de jornais locais na rotina da população regional.
A informação já era um insumo indispensável à vida moderna, tanto quanto o alimento e a moradia, mas a informação local/regional tornou-se ainda mais necessária e valorizada. Matéria-prima quase exclusiva das emissoras de Rádio até o final da década de 1980, a informação regional tomou outra dimensão, especialmente com a expansão dos jornais regionais.
Demonstrando atualização tecnológica e conceitual, todos os jornais regionais criaram suas versões on-line e frequentam as plataformas digitais, as redes sociais e outros canais ancorados na internet para exercitar um jornalismo acessível, transparente e à serviço do desenvolvimento cultural e econômico das comunidades.
Parabéns à Adjori/SC pelo seu pioneirismo e pela sua inspiradora trajetória em favor da comunicação catarinense.
Luiz Vicente Suzin
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc)
Deixe seu comentário